Atualização

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seu numero de celular será de 10 digitos ... haja memória!


Daqui a pouco, você terá que decorar a tabela acima para telefonar :P

" SÃO PAULO – A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encaminhou um texto para consulta pública que prevê criar novos números de até dez dígitos para celulares em São Paulo. "


Fonte: Info (ler matéria)

A tabela de hexadecimal acima assusta muita gente. Nós da área de TI usamos o Hexadecimal para diminuir números gigantes em coisas mais fáceis de lembrar, como a trinca RGB no html para as diversas cores.

Mas do jeito que vai, não é só nós geeks que vamos usar o mesmo, é algo que não dá para imaginar, 10 dígitos para um numero de telefone. Mal consigo decorar os atuais 8 dígitos (quando era criança, eram 7 dígitos). quando mudou de 7 para 8 fiquei perdido, agora mudar de 8 para 10 então vai fazer uma bela confusão.


Sei que o sistema cresce, mas deveria ter uma política mais cautelosa para a distribuição de números. E esse também é o grande problema desse duopólio que se criou entre Oi e Telefonica.


Hoje a grande maioria dos paulistanos tem que ter dois ou mais chips para não fazer a "disfeita" de ligar para alguém de outra operadora e gastar quase 3 reais de ambos o minuto de ligação.


Esse dias telefonei para um amigo meu que na época, me deu seu telefone da Vivo, quando o mesmo atendeu, nem disse alô, falou bem rápido "-Tê retorno!", em seguida, com outro numero, ele ligou para mim de seu chip Tim, que é a minha operadora. Depois ele me explicou que fez isso para não esgotar os créditos.


Algumas pessoas nem atende mais quando vê que é de outra operadora, para quem precisa falar ou trabalhar com telefone, não tem saída, tem que ter outro chip.

Eu já decidi que quem quiser falar comigo, vai ter que ligar para meu único numero de celular. Mal tenho condições de manter uma linha, como vou manter as duas? No regime de pai de santo, que só recebe? Nem pensar.


O celular se popularizou, e se popularizou até demais. A orkutização da telefonia ... é incrível que sempre que isso acontece, a qualidade vai lá embaixo. Ainda bem que telefones celulares tem discagem rápida e agenda, senão, pegava o meu e atirava pela janela :P

2 comentários:

Dav disse...

Tive sorte de conseguir um numero exelente na claro tanto que quando trocar de operadora vou pedir a portabilidade por causa deste numero

lembro que a vendedora me deu 3 cartoes para escolher um numero e quando vi ele nao pensei duas vezes

Casper disse...

O segredo para um bom numero de telefone é ele ter repetições. Meu primeiro celular da Telesp (Vivo) tinha o numero 6 repetido quatro vezes ao longo da sequencia. Outro tipo de numero bom é aqueles que termina em 000.

Já no telefone fixo, minha mãe não teve sorte, pegou um numero de dificil memorização, mesmo depois de 5 anos de linha, vira e mexe troco números, pois não há repetições. No meu atual da Tim, não tão simples quanto o antigo da Vivo, mas pela disposição dos números foi fácil decora-lo XD

Eu sou péssimo para memorizar algo em curto prazo, por isso não gosto desse tipo de mudança :P

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.