Atualização

terça-feira, 10 de novembro de 2009

[especial] Ubuntu 9.10


 
Firefox 3.5.5 com o Casper Vox Beta rodando sobre o Ubuntu 9.10 ... 

Como já é tradição, sempre lançamos um pequeno especial sobre as novidades dos lançamentos do Ubuntu da Canonical. Testamos o Ubuntu 9.10 de codenome Karmic Koala.

Para evitar o que aconteceu no outro especial, que provavelmente um linuxista postou um comentário com uma linguagem não aconselhavel para menores de 120 anos (comentário esse excluído), deixo bem claro que eu só vou descrever a novidades que encontrei em relação a versão anterior!

Se vc já testou a 9.10, sinta-se a vontade para deixar sua experiência e vc que ainda não usou, tb pode deixar sua pergunta nos comentário! Divirtam-se! 

Se vc acompanha a evolução do ubuntu sabe que a canonical não o altera drasticamente de uma versão para outro, por dois motivos principais, o primeiro é que alterações drásticas na distro é repetir erros de distribuições mortas, como o Kurumin por exemplo, que a cada release mudavam muito e segundo, é que o intervalo de lançamento é fixo, ou seja, a cada 6 meses, sendo assim, os componentes são testados e corrigidos e as inovações são implementadas aos poucos.

A versão 9.10 tem a seguintes novidades: 

* Nova splash screen
 

Na versão anterior eles já tinha se livrado daquela barra de status grande e laranja. Agora, as duas telas de boot, a primeira é do sistema, o logo do ubuntu fica piscando, alterando de branco para cinza com um fundo completamente negro (primeira imagem), parecendo o splash do vista e da instalação do Windows 95! 

A segunda splash é do ambiente gráfico, uma barrinha fica brilhando num fundo marrom metálico.

A Canonical diz que o mesmo ficou mais rápido no boot, mas sinceramente, eu não senti diferença :P 

*O Ubuntu agora é "moreno"


O Ubuntu finalmente ficou parecido com um africano***, está de pele marrom, são poucos os detalhes em laranja, e tirando o o papel de parede, que ainda continua, o visual mudou mesmo se comparado ao 8.04. Na versão 9.04 já tinha skins sem os tradicionais tons de laranja. 

Mas para quem curtia o visual antigo, ele ainda está disponivel, como vcs pode ver pela imagem, é só mudar a configuração da área de trabalho.

A Canonical colocou alguns Wallpapers estilo XP, com paisagens, eu achei todos eles toscos, mas gosto é gosto, e era um pedido antigo da comunidade linux.

E parece que eles mudaram alguns ícones,que ficou com uma aparência mais de "aplicativo do google", ou seja, ícones diretos e sem muita cor ou efeito, mas bonitos. Tb não é uma alteração assim espantosa, mas talvez a canonical esteja preparando terreno para a cloud computing, como vcs irão ver mais tarde!

*Mudanças sutis na barra de tarefas

 
Na imagem acima, além de vc ver outros aspectos do novo visual, preste atenção na barra de tarefas no topo.

Apareceu um ícone de envelope na notificação, que permite acessar os dois novos gerenciadores de email do ubuntu, o Empathy e o Evolution (segunda imagem). São dois gerenciadores alá Outlook, o Empathy é mais o outlook convencional e o Evolution é mais leve, seria um "Outlook Express".

Os outros icones tb mudaram, o de conexão por exemplo, além de diferente, ao clicar vc não tem mais a informação de ip e detalhes, apenas apareceu um menu se vc quer desativa-la!  

*Central de programas do ubuntu
 

É uma repaginada no antigo "Adicionar/Remover programas" do menu Aplicativos, mudou apenas a aparência, as funcionalidades e o modo de usar são quase iguais, mas ficou mais fácil, e até mais organizado. 

É só vc navegar por ele para encontrar alguma solução alternativa, ou algum programa similar aos que vc usa no windows. A pesquisa por aplicativos se vc sabe o nome é mais rápida e pratica! 

*Ubuntu One, o ubuntu na nuvem


 

A ultima grande alteração na versão 9.10 é a implementação do Ubuntu One, um serviço de armazenamento online.

Vc ativa ele pelo menu Aplicativos -> Internet. Ao abri-lo pela primeira vez, ele carrega o firefox com a tela de login. Para ter acesso, vc tem que se cadastrar e depois ativar o login e repetir o procedimento, para então se logar.

Quando vc estiver logado, um ícone de uma nuvem aparecerá na notificação, se vc clicar nele, vc configura as taxas de transferências de envio e download. Vc pode usar o site ou pelo próprio navegador de pastas do ubuntu.

Pelo navegador de pastas, não consegui mandar nada. Só consegui mandar arquivos com 512 KB pelo site usando a ferramenta de upload (imagem). 

Vamos dar um desconto, o serviço ainda está em fase Beta e só agora ele foi implementado, mas quando funciona, agrada, principalmente o google que vem fazendo algo parecido com o Chrome OS. 

* Avaliando o restante. 

Não notei mais nada de novo, todos os programas estão atualizado, com excessão do FireFox, que vem com a versão 3.5.3, tudo que existe na 9.04 existe e funciona do mesmo jeito na versão 9.10

Lendo o Release na Canonical, eles implementaram do sistema de arquivo EXT4, que promete se um baita sistema de arquivos para partições gingantescas. Esse recurso eu não testei!

Todo o Hardware foi configurado e detecado e funcionou corretamente, só para passas videos ou ver sites em flash que tive que ativer o repositório Multiverse , mas nada de excepicional. 

* Conclusão 

Se vc é usuário do ubuntu, basta atualizar e inserir o novo repositório e baixar as atualizações, se vc vai instalar um linux ou precisa rodar um ocasionalmente, é uma boa medida.

Recomendo para vc que precisa de um linux, o Ubuntu é "pau para toda obra", e o melhor, é fácil de usar!

Para baixar, clique aqui! 

*** Antes que algum falso moralista ou alguém que não entendeu reclamar, a palavra Ubuntu foi o lema do movimento anti apartheid na africa do sul, e para quem não sabe, a Canonical, que desenvolve o Ubuntu, é sul africana. Portanto meus amigos, com essa aparência marrom, o Ubuntu linux volta a suas origens ideológicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.