Atualização

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

[dica] Ubuntuzilla, deixe o Firefox atualizado no linux ...



Calma, apesar se ser um programa no terminal, é fácil de usar o Ubuntuzilla 4.7.4 faz upgrades rápidos e sem sangria no Ubuntu e seus derivados.

A dica de hj é para os linuxista (finalmente ... MILAGRE ... primeira dica para linux no Vox XD)

Se vc usa linux, sabe que cada vez que a mozilla faz um upgrade, é uma saga instalar o novo release, recentemente, do 3.0 para a 3.5 por exemplo, tem muita gente que não fez e nem vai fazer pq dá trabalho. O apt-get e os repositórios não acompanham o upgrade, ou seja, vc acaba ficando com o principal programa de seu computador desatualizado e com risco de segurança.


Instalar a versão oficial do FireFox no linux é complicado, vc tem que achar todas a dependências e sana-las, depois, achar a pasta do mesmo, trocar todos os arquivos, mudar todos os links, reinstalar todos os plugins e extensões, restaurar seu Favoritos e reconfigurá-lo ... :P


Se vc usa o Ubuntu ou qualquer distro derivada da mesma, como o Kubuntu, o Xubuntu, o Edubuntu e a nacional Big Linux ou falecida Kurumin NG pode agora fazer esse upgrade sem traumas. O Ubuntuzilla é um script que funciona no terminal do linux e faz essa tarefa para vc.


O mesmo baixa a versão em seu idioma, encontra as pasta, descompacta tudo, resolve as dps e deixa se FF com os mesmo componentes, histórico, favoritos e tudo mais.


Basta vc ir no terminal, e digitar:


$ sudo apt-get install ubuntuzilla


Depois de instalado, basta:


$sudo ubuntuzilla.py -a install -p firefox

Pronto, o script vai desinstalar a antiga versão, fazer um backup de tudo (que pode ser restaurado), e fazer o trabalho sujo. O Script apenas pede para vc selecionar o idioma, digite 55 (pt-br) e pronto. Claro, vc deverá fechar o FF durante o upgrade para tudo sair certo, e precisa está conectado a internet!


Não só isso, vc pode fazer o upgrade do thunderbird e do seamonkey através dele, usando o mesmo processo!


É um programa open-source para linux derivado do ubuntu, em outras distro, talvez funcione em debian e derivados, mas aí é por sua conta e risco!


Vc pode instala-lo via apt como descrito acima ou clicando aqui! Para aprender outros macetes do mesmo, clique aqui.


PS: Nessa Semana sai o Chaos MenuGames II RC2. Até sábado a mesma será publica no seu site oficial, alias, acesse o site oficial (
clique aqui) e veja em primeira mão uma funcionalidade muito solicitada já implementada no CMG II.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.