Atualização

quarta-feira, 17 de junho de 2009

As profecias - parte 2: Profeta Moore ...


Famoso gráfico da lei de Moore; Fonte: Wikipédia

" SÃO PAULO – A empresa iSuppli, especializada em inteligência de mercado, afirmou hoje que o fim da famosa lei que rege o mercado de semicondutores será em 2014, em mais um chute sobre o prazo fatal.

A lei de Moore afirma que o número de transistores que podem ser colocados em um circuito integrado dobra a cada 18 meses. Batizada em 1965 em homenagem a seu criador, Gordon E. Moore, um dos fundadores da Intel, a lei é válida até hoje graças à produção de dispositivos cada vez menores. "

Fonte: Info (ler matéria)

O por falar em profetas, eis outro que tb não deixa de ser um profeta, afinal, apenas com pura matemática ele afirmou na década de 1960 que a cada 18 meses, os processadores iriam dobrar sua capacidade e diminuir pela metade o seu preço e o seu tamanho (na verdade não é bem assim, tem haver com a arquitetura interna dos processadores, é o tamanho dos transistores que na realidade diminui pela metade, sendo assim, num mesmo espaço é possivel colocar duas vezes mais deles, deixando o processador com o dobro de processamento e mais barato).

Desde quando comecei a estudar para valer a informática que ouço outras previsões de quando essa lei estaria condenada. Em 2001 alguns dizia que era impossível mais um novo ciclo, que o pentium 4 e o AMD Atlhon chegaram no limite, em 2004 outra afirmação tb dizia que ficaria muito caro a criação de uma fabrica para chips menores, em 2006 quando o Multi core ganhou o povo, muitos tb dizia que um novo circulo da lei era improvavel.

Estamos em 2009 e nova previsão aparece para 2014. Sabe, se depender os engenheiros de nanotecnologia, da computação quantica e de vários fisicos e quimicos, a lei de Moore vai demorar muito, mas muito tempo mesmo para perder sua validade. A unica coisa certa é que essa evolução um dia vai ter um fim, um dia, não será mais possivel duplicar a velocidade do processador, mas isso provavelmente vai acontecer quando o mesmo esbarrar no limite das leis da fisica.

Vamos esperar, 2014 está "logo ai", o ano da copa no Brasil ... vamos ver, se outra lei, a lei das seleções campeãs de futebol se aplica finalmente ao Brasil. Todas grandes seleções vencerem pelo menos uma vez em casa ... senão for em 2014, acho que não vai ser nunca mais :P

E o que isso tem a ver com a Lei de Moore? nada! isso aqui não é um artigo para a Info ou para a PC World e muito menos para a Nature, é um blog, alias, acho que o verdão vai ganhar a libertadores esse ano e bla bla bla .... XD

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.