Atualização

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

fotografia digital em alta ...



"O pequeno scanner da Ion converte negativos de 35 mm e cromos em arquivos digitais de até 5 MP com todas as correções de cor necessárias. Ele custa 552 reais.

Para isso, basta conectá-lo via USB a um computador e pronto: você poderá criar um novo álbum no orkut (ou Facebook ou Flickr) com todas suas fotos de infância (ou juventude). Charmosinho, não?"
Fonte: Info (ler matéria)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Não, o título acima não está errado. É verdade mesmo que a nova impressora da Dell, a Wasabi PZ310 ZINK, imprime fotos sem o uso de tinta ou toner.

O sistema ZINK (sigla para Zero Ink) consiste em um papel composto de cristais de pigmento nas cores ciano, amarelo e magenta. O papel parece comum, mas ao ser aquecido na impressão, os cristais se ativam, criando as cores das fotos."

Fonte: Info (ler matéria)

Esse dois dispositivos chamaram a atenção, não apenas pelas suas funcionalidades, como tb pela desmistificação da fotografia, até 15 anos atrás, apenas fotógrafos profissionais e com grana razoável , uns 60 mill reais, podiam ter estúdios completos e criar verdadeiras obras primas. Eu me lembro quando tinha 10 anos de idade, eu entrei num estúdios de fotografia de uma fotografo profissional (que deus o tenha) amigo de meu pai, é um galpão, com um monte de equipamentos, a sala escura tinha litros e litros de produtos de revelação, papeis especiais que não podia ver a luz, e claro, computadores potentes, um 486DX de 75 Mhz e um Power Macintosh 8100 para fazer as montagens.E ele fazia trabalho esplendidos para todos os tipos de midia, principalmente publicitários.

Hoje, vc com 5 mil reais, vc compra uma câmera semi profissional, uma bela impressora, e faz um curso profissionalizante, e num pequeno espaço de 4 metros quadrados vc faz tudos o que se fazia num galpão inteiro a 20 anos atrás. As vezes me assusto com tanta evolução técnologica.

Comentandos os dispositivos, o primeiro, o "revelador" digital, surpreende pelo tamanho. Se vc for num local de revelação de filmes, vc pode ver aquelas maquinas do tamanho de geladeiras revelando filmes, esse digitalizador cabe em qualquer mesa, milagres da tecnlogia. Sabe, eu gostaria de digitalizar milhares de fotos feitas por minha familia e por mim mesmo, ainda tenho uma Camera Yashica Iso 1600, meu pai a comprou em 1988, e usa filme normais de 135 mm, ao inves daqueles filmes de cartucho de 110 mm, de uma maquina da Kodak, que tinha flash avulso e tinha uma qualidade pifia ... Existe filmes aqui em casa desde 1968 ... algums estão em estado critico, o mofo e as traças acabam com o filme. Se o preço diminuir nos próximo dois anos, eu compro, afinal, são lembraças de uma familia, e mesmo que fique sem utilidade depois de tudo convertido.

Já a impressora com o papel foto sensível que não precisa de tinha não é algo tão novo, já existia na época da fotografia analógica, só que era um papel caro pra cacete. Agora com a onda verde e tecnologia sustentavel, voltou paras as paradas, o problema, é que ele ainda é um papel caro. E claro, essa impressora rosa com cara de "paty", só vai agradar a penélope charmosa ... sei lá, teria que outras cores.

Claro, que apesar de toda tecnologia, até aquela que corrige distorções e asneiras que o cara faz durante a foto, o fotografo profissional ainda é insubstituível, pois eles tem a percepção de tempo e espaço, e capturam sempre o principais momentos, sem deixar escapar nada, por mais milagres que informatica possa fazer, ainda não é possivel substituir o olho humano ...

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.