Atualização

sábado, 14 de fevereiro de 2009

[dica] Destruindo arquivos ...


Tela principal do Eraser ... um destruidor de arquivos eficiente, e gratuito

Inaugurando nossa seção de dicas, o utilitários de exclusão de arquivos, o Eraser 5.86.

Nessa semana, apareceu dados confidenciais nas minhas mãos, e depois de transporta-los e deveria destrui-los, o problema é que quando vc apaga um arquivo e mesmo que vc elimine da lixeira, na realidade, o S.O mantem o arquivo inteiro exatamente onde estava gravado, só apaga as suas referencias nas tabelas de controle do sistema de arquivos.

O Arquivo pode permanecer para sempre, se o S.O não re-utilizar a área do disco onde o arquivo estava gravado, podendo ser recuperado facilmente por programas especiais.

Para destruir alguns arquivos importantes, eu usava o Norton wipeinfo, porém, faz tempo que a Symantec o descontinuou e naquela hora, eu não o tinha em mãos, então fui no google e depois de quase 1 hora de pesquisa, encontrei o Eraser, um aplicativo Freeware e open-source para o Windows que faz o mesmo que o WipeInfo, destroi qualquer rastro de arquivos apagados.

O programa é fácil de usar, vc pode agendar um limpeza para uma data e hora ou fazer sob demanda, seja como for, vc tem a opção de varrer arquivos, pastas e principalmente, o espaço livre, utilizando limpeza básica até a DoD 7, que deixa impossivel a recuperação de qualquer dados no Disco Rigido, disquete, pendrive e cartões de memória (se for usar em pendrives, evite de usar os modos de destruição avançados e abrasivos, tente usar no maximo o DoD 3, se usar métodos avançados, vc pode denificar o chip de memória flash do pendrive) .

Além disso, ele vem com dois utilitários, um para criar um disco de boot com o utilitários de limpeza que faz uma formatação fisica no seu hd se assim desejar e outro que destroi e verifica se o mesmo foi destruido.

Eu o utilizei, e os arquivos foram destruídos com exito, tentei usar alguns utilitários de recuperação, e o mesmo não foi capaz de recuperar os arquivos confidenciais ... e pelo menos, até agora, não encontrei evidencia de adware (coisa que encontrei em outros utilitários do mesmo tipo que se dizem gratuitos).

O programa é pequeno, tem cerca de 12 MB, e só tem por enquanto versão para o Windows, o site oficial é http://eraser.heidi.ie/ e vc pode acessar a pagina do mesmo no source forge em http://sourceforge.net/projects/eraser/

Taí a dica para vc excluir seus arquivos com seguraça, agora, tome cuidado, se excluir algo acidental com Eraser, já era :P

1 comentários:

Anônimo disse...

utilizava esse programa muito bom
agora estou usando um que vem junto do Tune Up Utilities 2009 um programa para manutençao e configuraçao do Windows muito bom tambem

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.