Atualização

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Quando as boas idéias aparecem, nós a disperdiçamos ...

"A Polícia Civil do Rio refez nesta quinta-feira o trajeto percorrido pelos criminosos que mataram o garoto João Hélio Fernandes Vieites, 6, morto depois de ser arrastado por um percurso de 7 km em Osvaldo Cruz. A simulação não é uma reconstituição formal, pois não teve participação de testemunhas nem dos criminosos.

O objetivo da simulação é complementar o laudo inicial feito no dia do crime. A polícia decidiu não usar um boneco para representar o garoto. "Seria muito chocante", disse o delegado Hércules do Nascimento, da 30ª DP (Marechal Hermes), que investiga o crime.

Durante todo o trajeto, uma seta vermelha simbolizava João Hélio, que ficou pendurado pelo cinto de segurança junto à roda traseira do Corsa Sedan de sua família, roubado pelos criminosos."

Fonte: Folha online (ler matéria na integra)

Este crime foi um dos mais cruéis da história, e estes bandidos deveriam passar o resto da vida na cadeia e a violência nos grandes centros urbanos brasileiros já está chegando num ponto quase irreversivel! Até aí o sentimento de revolta é igual para todo mundo, mas as semelhanças nas idiéias termina aí!

Uma idéia que o governador do Rio propos, em quebrar a responsabilidade penal entre os estados não é um má idéia, deixar cada estado criar sua própria legislação penal seria a coisa mais lógica a fazer num país grande como o Brasil, alias,todos os grandes paises usam este sistema, só nós e a China que usamos uma legislação unitára. Mas isto jamais vai acontecer aqui no Brasil por duas razões:

A primeira é que aqui sempre para manter a integridade territorial o governo sempre teve que centralizar as leis com medo de uma ou mais estados da federação começasse a ter ideias separatisitas, um exmplo disso é o RS, se um dia der a oportunidade, eles se emancipam sem pestanejar.

E Segundo é que com várias legislações um bandido que fez o crime aqui em sampa e fosse preso lá no rio, com o protecionismo das policias que existe, acabaria virando um rolo juridico ...

Enfim, idéia aparecem, mas dificilmente elas são implmentadas, cabe a nós o povo, a pressionar e cobrar dos deputados e senadores que ganha milhões de reais por ano ...

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.