Atualização

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

[especial] Firefox 17 beta 1


Firefox 17.0b1 no Windows 7
 Firefox 17.0b1 no Windows 7  

Semana passada (desculpa, estava tão cansado que decidi dormir o feriado inteiro) a Mozilla liberou a primeira versão beta do Firefox 17.0 e como é tradição, o Casper Vox baixou e testou a próxima geração do browser da mozilla e trazemos agora um resumo das novidades que você vai encontrar na última versão do Firefox lançada em 2012.

Obs: As imagens a seguir estão em miniaturas para melhorar a visualização do artigo e melhorar o carregamento da página, para vê-las em maior resolução, basta clicar sobre elas!

*Mudanças gerais

 

Como vocês podem ver acima, o Firefox 17 vai trazer muitas novidades internas, principalmente no HTML5, que pelo teste html5test.com teve um salto qualitativo considerável, dos 346 pontos do Firefox 16 para 392 pontos. Muita coisa desta tecnologia foi adicionada. Claro, ainda está abaixo do Chrome neste quesito, mas a distância diminuiu bastante.

A mais considerável foi a implementação da sandbox para iframes no html5, apesar deste recurso no Firefox ainda ser pequeno, já melhora e muito a segurança interna do browser.

E claro, houve inumeros aprimoramentos internos, principalmente melhorias no JavaScript, no recurso click to play, suporte a tela retina no MacOS 10.8 e melhorias e correções no SVG (que deu alguns problemas no Firefox 16 mas que foram corrigidos nos 16.0.1)
Para o usuário comum, nenhuma alteração visível foi implementada.

*Editor de html em árvore no inspector

 
A única coisa visível que podemos ressaltar é o editor em árvore de html que está incluso no inspector, um recurso básico e que não tem muito o que comentar, deveriam ter sido lançado o inspector com este recurso visual desde o começo. :P

*Desempenho

Bom, está confirmado o aumento de consumo de memória que estávamos registrando nos últimos testes, pelo menos no nosso teste tosco e nenhum pouco científico, pois na navegação normal, você não sentem nenhuma perda de desempenho (e olha que estou usando um PC Celeron 4 com 1 Ghz, ou seja, o processador mínimo aceitado pelo Windows 7).

As vezes executo o beta em outros computadores, e o desempenho continua normal, portanto, apesar dos números indicar um leve aumento nas últimas versões, isso foi reflexo dos novos recursos adicionados.A média de navegação normal na versão 17 ficou entre 275 MB, algo parecido com o teste anterior!
Vamos ao números:
Memória de Trabalho Firefox 17.0b1 Firefox16.0b1
Inicio  35 MB (> 02 MB) 33 MB
Fim 102 MB (> 09 MB) 93 MB

A Memória de confirmação como nos testes anteriores teve a maior carga, significando que o Firefox está cada vez mais utilizando recursos do próprio Windows para fazer as suas tarefas.

Memória de Confirmação Firefox 17.0b1 Firefox16.0b1
Inicio 43 MB (> 03 MB) 40 MB
Fim 113 MB (> 11 MB) 102 MB


Como eu posso repetir os testes? 

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam.

*Conclusão


Assim como a versão anterior, nenhuma novidade externa a caminho, mas nem tudo está perdido, no Aurora 18.0a2 já tem algumas melhorias visuais e claro, no Nightly 19.0a1 está a versão compátivel com o Metro do Windows 8. Mas tudo que parece, é que o Firefox vai terminar o ano de 2012 sem grandes alterações na sua interface, ao contrário do que prometeu a Mozilla no começo do ano, até agora, há poucas coisas do tema Australis na versão estável e beta do navegador, recursos que só vão desembarcar de vez no Firefox no ano de 2013.

Pelo menos, na parte técnica, o Firefox continua evoluindo, e principalmente para o html5, a versão 17 dá um novo patamar ao navegador, deixando o IE ainda mais na lanterna.

Se você quiser testar o Firefox 17.0, clique no botão abaixo (ou aqui) e divirta-se! 

Download Beta

PS: Para compensar o feriado sem posts, 3 novos posts fresquinhos. Aproveitem, que semana que vem também promete muitos posts, e claro, o especial do Windows 8. Não percam!

PS2: Estou utilizando neste post o novo visualizador padrão de imagens do Blogger, se vocês tiverem problemas com o mesmo, é só entrar em contato que eu retorno ao método antigo por html!

4 comentários:

Dav disse...

Boa materia

Dav disse...

Complementando minha curta resposta acima como sempre faço atualizei meu FF para a V.16.

Meu tema nao funcionou mais (gosto de barra de ferramentas em cima,endereço no meu e abas em baixo) entao fui atras de um novo tema do meu gosto

O que acabei ficando(depois de muito procurar) foi o Firefox 2 The Theme Reloaded e aproveitei instalei e configurei alguns dos meus complementos rs

Um dos motivos de nao usar o Crome nao curto abas no topo(vao dizer e tendencia, e nova geraçao, mas eu nao quero ¬¬')

Casper disse...

@Dav

Não sei se vocês chegou a ler, mas eu fiz um dica ensinando como voltar a utilizar o visual antigo nas novas versões do FF.

http://www.caspervox.net/2012/03/idca-reviva-o-visual-classico-do.html

Dav disse...

@Casper

Opa Obrigado Casper nao tinha visto agora vou ver rs

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.