Atualização

quarta-feira, 30 de março de 2011

Spam: quem alimenta esse monstro?



" SÃO PAULO – Um estudo realizado pela empresa de segurança Trend Micro, apontou que no Brasil 80% dos Spam tem como objetivo roubar os dados dos usuários.


Para efeito de comparação, o índice de spam na América Latina com esta mesma finalidade de roubo de dados é de 40%. (...)"


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Esse número não me surpreende. Afinal de contas,tem mais estelionatário no Brasil que baratas. Infelizmente :(

Mas quem afinal de contas alimenta o monstro chamado SPAM? É o próprio internauta que por excesso de ingenuidade ou malandragem (os dois dão no mesmo) acaba caindo nesses golpes que vem pelo e-mail todo santo dia.


Assim como você, eu recebo toneladas de spam. Quase todos são filtrados pelos anti spans, só dou uma olhada na pasta de Spam do e-mail por que de vez em quando tem alguma mensagem que não é spam, mas tirando isso, eu nem abro essas mensagens. São todas excluídas. Sem dó, sem piedade.


Se eu fosse ficar com medo de ameaças da Recita Federal, do Bradesco ou ficasse deslumbrado em ter um pênis de elefante, ficar magro em 3 dias, aprender COBOL em 3 dias (se você conseguir aprender COBOL em 3 dias, com certeza você vai perder peso ;D ), que chega por e-mail, já estaria falido faz tempo.

São coisa tão toscas, que é só parar para pensar um pouco, que você saca que é mentira.


Por exemplo, eu preciso emagrecer, mas eu não vou atrás desse tipo de milagre, vou procurar tratamento médico de verdade, e fazer um regime, exercícios, e se tudo correr bem, em alguns anos estarei magro, afinal de contas, engordei em alguns anos, não dá para perder tudo isso em 3 meses sem perder sua saúde :P


Se existe este tipo de golpe e ele só aumenta, significa que mais e mais pessoas estão caindo. É simples resolver isso, sempre dê instruções constantes e alertes seus amigos e familiares sobre esses golpes, principalmente para aqueles que estão começando a navegar, os iniciantes são os que mais caem nesses golpe.


Ou seja, a questão no fundo é educação. Enquanto em muitos lugares do mundo, o spam caracteriza-se por mensagens indesejadas de ativismo politico, religioso, cientifico, brincadeiras e outras coisas menos danosas, o nosso spam é simplesmente golpe. Então, é sempre ficar alerta e sempre desconfiar, como diz aquele velho ditado: "Quando a esmola é muita o santo desconfia" .


PS: Ando trabalhando bastante no Chaos MenuGames e em novos tutoriais para o Vox. Por isso, o ritmo de posts pode cair um pouco nesse começo de abril.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.