Atualização

quinta-feira, 24 de março de 2011

Neurônios de silicio? Estamos quase lá ...


Esses fiozinhos dos neurônios já podem ser feitos de silício. Que coisa legal, não é?

"SÃO PAULO – Pesquisadores americanos conseguiram fazer células nervosas de ratos se ligarem umas às outras em uma rede de pequenos tubos semicondutores.


O trabalho pode ser o primeiro passo para um mecanismo híbrido homem/máquina ou, ainda mais plausível e desejável, uma forma de reconectar terminações nervosas interrompidas. (...)"


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Me lembro de quando era bem criança, minha mãe falava de duas séries de TV que ela gostava muito e que não passava mais, uma delas era as Panteras a outra, a que ela mais gostava chamava-se Mulher Biônica. Assistindo alguns vídeos no youtube, vendo aquela série da década de 70, fico imaginando o quanto estamos perto de chega a ter Homens e Mulheres biônicos!

Essa notícia junto com a evolução do campo da regeneração através da células troncos vai trazer nos próximos anos verdadeiros milagres para humanidade. Dar uma nova chance para alguém que ficou paralitico, ou que sofre de Alzheimer, AVC ou câncer no cérebro ou medula, é algo que não tem preço. Só quem viveu essas situações sabe o valor dessas pesquisas. A ciência está no caminho certo. E os governos e a sociedade deveriam dar todo apoio a essas pesquisas.


E pensar que tem gente que é contra. Fico pasmo, o quanto uma pessoa pode ser egoísta a ponto de dizer para um paraplégico ou alguém que teve um AVC, coisas que podem acontecer com qualquer um, que isso é coisa do destino e que você está condenado a ficar nessa condição para o resto da vida, simplesmente por que Deus quis! É tanta asneira, que bom, nem dá para discutir, não é mesmo?


Comentando um pouco sobre essa descoberta, é algo incrível. Transferir as sinapses de um neurônio através de nano tubos de silício é algo que sai da ficção científica e cai no nosso colo. Já imaginou o quão trabalhoso deve ter sido para esses pesquisadores fazer isso? Algo feito por tentativa e erro, com tantas frustrações e que uma hora, a coisa funciona.


As pessoas infelizmente não dão valor a essa engenharia toda. Espero que essas pesquisas continuem, e um dia desses aí, vamos poder ver pessoas biônicas por aí, não com super poderes como o superman, mas com o super poder de andar, de falar e principalmente, de pensar novamente graças a essa tecnologia!


PS: Daqui a pouco, um post especial sobre o Firefox 4! Não perca :D

1 comentários:

Anônimo disse...

Sensasional.

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.