Atualização

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Processadores com 1000 núcleos para animar 2011 ...


Será que tantos núcleos assim é realmente necessário. Vídeo Cassete com muitas cabeças sempre foi problema

" Um grupo de pesquisadores da Universidade de Galsgow, na Escócia, criou um chip que possui mil cores (núcleos), aumentando em até 20 vezes o desempenho com relação aos processadores atuais. "

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

É um feito incrível. Ao contrário do que você pode estar imaginando, não basta apertar Ctrl+C umas 999 vezes. Para o processador funcionar bem precisa de uma IA mais aprimorada, afinal, se um dos núcleos morrer ou travar, o mesmo tem que continuar funcionando, afinal, é um processador para super computadores!

Porém, será mesmo que é uma maneira eficiente de aprimorar a computação? Digo isso que a mais ou menos 11 anos atrás, o que classificava se um processador era bom era o tamanho do Clock. Ou seja, um de 900 Mhz era melhor que um de 500 Mhz, os de 1 Ghz então era sonho de consumo (algo como é o i7 agora). Voltando mais longe no tempo, os vídeos cassetes mais caros e considerados melhores era aqueles "hydra" (ou seja, com 7 cabeças de reprodução). Minha família chegou a ter um de 7 cabeças, mas nunca funcionou b
em, as imagens sempre ficava desbotadas, opacas e as vezes, até tremida. O meu que era simples de década de 1980, com apenas uma cabeça de reprodução tinha uma imagem perfeita!

Na época do clock, nem sempre quem tinha 1,3 Ghz era mais rápido e eficiente, cansei de ver Pentiuns III 850Mhz dando um show em cima de Athlon XP de 1,3 GHz.

O que eu quero dizer com tudo isso é, nem sempre quem é o maior, é o melhor!

Será mesmo que é a melhor solução? Só o futuro nos dirá!!! ;D

Avisos!

PS: Agora o blogger tem suporte a WAP, ou seja, uma versão mobile para celulares e smartphones sem nenhuma preocupação. Basta acessar http://www.caspervox.net/?m=1 ou clicar no botão do widget "Vox na rede" aqui no lado direito. O nosso antigo teve que ser deletado, já que não funcionava direito, por isso, se você usa dispositivos móveis, basta acessar pelo link acima e não terá mais problemas, pois é do próprio Blogger! :D

PS2: Bom, até sexta sai o mini especial sobre o Firefox 4 Beta 9.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.