Atualização

sábado, 28 de agosto de 2010

BlockBuster ja era ...


BlockBuster as moscas ... Imagem: UGO

" ... E, agora, a notícia é a de que a rede Blockbuster se prepara para a falência ... Quem divulga a história é o Los Angeles Times, que diz que a empresa deve decretar falência em meados de setembro. ..."

Fonte: Link - Estadão (ler post na íntegra)

A BlockBuster para quem não sabe é uma vídeo-locadora! Vídeo o que?

Apesar de nunca ter sido cliente da blockbuster, eu já fui cliente das vídeos locadoras, entre 1996-2002 eu era cliente fiel de duas delas aqui perto de casa, com carteirinha e tudo (cadastro meu, claro, com autorização dos meus pais, só não podia pegar filme pornô - que tb não fazia falta, me contentava com cine privê =D ). Toda sexta, alugava um ou dois vídeos (dependia da grana, da quantidade de filme, se tinha ou não coisa melhor para fazer no fim de semana e etc), você ficava 3 dias com a fita VHS (?!?) por R$ 3,00.


Assistia aos grandes lançamentos de hollyhood pela fita VHS, afinal, eu que sempre morei nas entranhas da periferia de São Paulo que não tinha acesso fácil a cinema (Cinema era só para leva as minas ou em ocasiões muito especiais, na época, o mais próximo de mim ficava no centro de São Paulo, hj já tem mais perto).


VHS, a velha fita cassete, assisti centenas delas, internet exista, mas não tinha filmes. Cinema era longe e caro, tv a cabo idem, a vídeo-locadora era a maneira mais barata de você assistir. Ou era esperar anos para ver o filme na Globo :P


Parei de alugar fitas em 2003, onde os lançamentos só saiam em DVD, na época, um DVD player era caro, e vida de vestibulando/universitário é complicado.


Hoje, tudo mudou, cinemas se espalharam e ficaram mais baratos, mais acessíveis, você pode comprar o DVD/BluRay do filme (seja pirata ou não) pouco tempo depois de lançado o filme, e claro, pode baixar o filme (pirata ou não) da internet, a TV por assinatura está muito mais acessível, seja pelo preço, seja pelo "gato", e os lançamentos não demoram 5 ou 6 anos para aparecer em TV aberta. E por fim, o público é outro.


Esses são os fatores que fizeram acabar com as vídeo-locadoras, não vale mais apena alugar filme. É simples assim.


Ainda existe várias por aí, que nos lugares mais distantes ainda vão sobreviver por algum tempo, mas quando a internet, a tecnologia e o crescimento econômico chegarem, vão ter o mesmo fim: a Falência.


A Blockbuster é o exemplo, se um negócio não acompanhar o desenvolvimento tecnológico e a mudança na sociedade, vai acabar ficando para trás!


Lembrar desses tempos pode até ser nostálgico, mas prefiro o tempo de agora, onde não só a informação, mas a cultura está mais acessível a todos. E você, já alugou fitas na passado? Gostava de rebobinar fitas? conte-nos!


PS: É raro eu postar no sábado, ainda mais sábado de manhã, mas foi o horário que consegui tempo para postar. Espero semana que vem retomar o ritmo normal!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.