Atualização

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Google Gears Mórreu! Legal!


Já vai tarde ...

" SÃO PAULO – O Google decidiu abandonar o seu projeto de aplicação multiplataforma conhecido como Gears.

Segundo Ian Fette, um dos desenvolvedores do Gears Team, os esforços da equipe estão concentrados em adaptar o material existente para o padrão HTML 5. "


Fonte: Info (ler matéria)

Um sujeito chegou para mim e me perguntou, o que foi o Google Gears, que nasceu e morreu sem ele saber o que fazia, eu simplesmente respondi: "Não Sabe: Sorte Sua!"

O Google Gears, foi algo para competir o porcamente com Java e muito precariamente com o ActiveX da Microsoft e o Adobe AIR, seria um conjunto de programas (mais especificamente rotinas) que era instalado em seu PC (algo que na computação chamamos de "Framework"), para que as páginas web pudesse exibir efeitos e funcionalidades.


Um exemplo prático do Gears (e o mais famoso) é o Gmail Offline, aquela funcionalidade de baixa o gmail e deixa-lo ele disponível quando vc não tiver online. O Google Docs tb usa algumas coisas do Gears em algumas funcionalidades.


Ainda bem que ele foi descontinuado. Motivos:

-Primeiro; por que era mais um padrão proprietário, ou seja, se algum coitado desenvolver algo usando o Gears, está f(*) agora.
-Segundo; por que o Gears é um conjunto da gambiarras, o que torna confuso para vc criar algo ou aproveitar-se dele (ao contrário do Java e do Flash por exemplo.
-Terceiro, era lento e esquisito, se vc o instalou alguma vez em seu pc, sabe do que estou falando.
-Quarto; Por que HTML5 já é uma realidade, apesar de pouca coisa desse padrão está disponível hj.


O HTML5 tem seus defeitos, mas deve continuar a ser o padrão para desenvolvimento web. Por mais chato que vc ache o HTML, ele funciona, desde que vc faça bem feito (coisa que grandes empresas não gosta de fazer).


Quem vai ter a honra de jogar a pá de cal? XD


PS: Depois de uma semana inteira sem posts, voltamos, ainda um pouco lerdos, mas voltamos. Apartir de de 2 de março, voltaremos ao nosso ritmo normal!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.