Atualização

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

É mais fácil achar flamenguistas em São Paulo que wi-fi zones ...


É dificil achar essa placa aqui em sampa! 

" Uma pesquisa realizada por uma consultoria especializada apontou que a cidade de São Paulo possui 990 pontos de acesso à internet Wi-Fi, representando um hotspot para cada 11.038 habitantes. O estudo também foi realizado em outras cidades da América Latina, como Buenos Aires, Cidade do México e Santiago. A capital paulista foi a que apresentou a menor presença relativa de hotspots por habitante. "  

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria)


Claro, se vc for em hotéis, restaurantes de nivel e nos dois aeroportos, vc encontra wi-fi. Agora, andando pela cidade é raro vc ver um ponto de acesso público. Alias, é raro vc ver alguem usando um notebook, netbook ou mesmo smartphone com wifi em publico.

Com certeza a violência contribui muito para isso, mas se tivesse mais wi-fi zones, estimularia mais o povo a perder o medo. Isso acontecia muito com celulares na década de 1990, vc via pouca gente na rua falando com celular. O celular era algo elitizado, e se vc tinha, vc seria um alvo fácil para assalto, hj, quem tem notebook é alvo mais visado :P

Mas outro motivo para a baixa penetração (ui!) do wi-fi  aqui em São Paulo é que tem muito bicão. Nos pontos publico, alguns abusam, principalmente vizinhos desses pontos, que fica usando torrents. Muitos dos donos desses pontos acaba bloqueando-os e até mesmo fechando-os. Já vi isso acontecer.

Mais um motivo: Lan Houses; Se tivesse wi-fi gratuito para todo mundo, milhares de lan houses vão a falência, e aqui em São Paulo, vc tropeça em lan houses. Com certeza tem pressões desse grupo para que o wi-fi não seja popularizado. Tb já vi casos de estabelecimentos fechar seu link wireless por que era vizinho a uma lan house. 

E por fim, com a banda larga porca que temos aqui em São Paulo, pequenos e médios estabelecimentos ficam impedidos de fazer um link estável. Se meu link cai a cada 40 minutos, e só tem três computadores, um ponto de acesso com 10, 15 maquinas iria cair toda hora.

Isso vale apenas em São Paulo. Outras cidades do Sul, do Nordeste e o Rio de Janeiro estão muito a frente em wifi que São Paulo, principalmente o Rio, que vai ser sede olímpica, vai ter que implementar uma wi-fi publica na cidade inteira, e já está fazendo! Já imaginou internet sem fio de grátis para todos? Será a verdadeira inclusão digital! :P 

Obs: O título é uma ironia. São Paulo é a maior cidade do Brasil e mesmo assim é difícil achar flamenguista, que está com a mão na taça no Brasileirão. E olha, que eu conheço mais flamenguistas que wi-fi público em São Paulo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.