Atualização

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

[dica] Memory Fox, deixe o FireFox mais leve na memória!


Janela de configuração do MemoryFox 1.0.5 no Firefox 3.5.6 no Windows 7

O Firefox continua mostrando sua força, mesmo com concorrentes leves com o Chrome, a turma da raposa sempre inventa algo. Hoje apresento uma extensão que quando ativada, gerencia a memória do FireFox e melhora seu desempenho! Confira!

Quanto a futuras versões do FireFox, se elas virão com um peso menor da memória, isso não sabemos, a cada lançamento do Firefox o mesmo vem diminuindo seu consumo de memória, mas para muitos usuários com maquinas antigas ou com pouca memória, é um fado difícil de carregar!

Algumas medidas como limitar o uso de extensões e usar compilações compactadas do mesmo (veja como, clicando aqui) ajuda! Porém, semana passada achei uma extensão bacana para o FireFox.


A extensão é a Memory Fox 1.0.5, é uma extensão que quando ativada, passa a gerenciar a memória de trabalho do firefox, ou seja, quando vc fecha uma aba, a extensão a descarrega da memória. Evitando aquele acumulo que acontece no FF quando vc navega com muitas abas e vai fechando e abrindo outras.


A extensão faz bem seu trabalho, no meu Firefox por exemplo, reduziu o consumo médio pela metade (que era de 264 MB para 128 MB), o que é um resultado surpreendente!


Se vc tem um computador com 256 MB, 512 MB ou 1GB de RAM e um processador razoável, vai sentir uma melhora de 60% no desempenho do FF.


A instalação é simples, clique aqui, instale a extensão, reinicie seu firefox, na barra de status aparecerá um ícone de uma bolinha verde com o M, clique com o botão direito do mouse, e clique Options. Selecione "Activate Automatically Memory Fox when the Firefox Browser is 1st lauched" e Reinicie seu FireFox, e pronto.


Recomendo não mexer nas outras opções, que se alterada de maneira errada, pode travar seu FF ou deixar ele mais lento.
Essa extensão está em inglês, e por enquanto, não tem versões para outras línguas!

Para baixar essa extensão, clique aqui.

Site oficial da extensão, clique aqui.

Atenção: Essa extensão é experimental (Beta), ou seja, pode ocorrer erros! Não use em instalações de "Trabalho" ou de uso intensivo e exclusivo de Sistemas do FireFox! Recomendado apenas para uso doméstico!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.