Atualização

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Desinformação é a fonte de tantos vírus e spywares ...


O veneno está na cura ...

" A Symantec, especialista em segurança na internet, afirmou em um relatório que criminosos já arrecadaram milhões ao convencer internautas a baixarem programas de antivírus falsos. "

Fonte: Terra tecnologia (ler matéria na integra)

Quando vc compra um computador novo, se ele vem com o Windows, fatalmente já vem com um antivirus demonstrativo junto, geralmente dura trinta dias, alguns fabricantes fazem por 6 meses ou um ano, mas no fim, eles sempre expiram e só existe duas soluções: Ou acha um crack/serial para continuar a usa-lo ou parte na rede procurando soluções gratuitas. E como a maioria é desinformada, a primeira coisa que eles encontra no google, vão baixando e instalando, sem a menos saber a procedência.

Até ontem, eu tinha uma licença promocional do Avira, usei o mesmo por quase um ano, a versão full, por fim, se eu quisesse continuar, teria que pagar 150 euros para renova-la por mais um ano. Preços assim tb existem nas versões pagas do Kaspersky, Norton, McAfee.


Resultado, desinstalei o Avira e agora estou testando o antivírus da microsoft (depois falo mais do mesmo, só para constar, o seu serviço de update é lento, não gostei disso)
. E se eu ver que o atual não funfa, volto para as versões gratuitas do Avast, Avira ou o péssimo AVG!

Sei lá, tá na hora das empresas de antivírus se unirem e criarem um site para "certificar" antivírus sérios, sei lá, seria o primeiro site a ser visto na busca. Outra maneira, é perguntar para alguém mais experiente se existe algo gratuito. E mesmo já passei muitas vezes os sites do avira e do avast para pessoas que me pergunta sobre antivírus gratuitos, claro, sempre digo que não é algo excepcional, mas quebra o galho!


É algo que deveria ser ensinado nos cursos de computação, ter alguns cursos eu sei que tem aulas sobre segurança, mas ainda acho que é insuficiente. A segurança de seus dados, garante não só sua privacidade, mas te livra de um monte de problemas. Na era da informação, seus dados, valem ouro, e não devem ser entregues a qualquer um!


PS: Nessa semana eu espero finalmente voltar ao ritmo normal de postagem no Vox. Mais uma vez peço perdão e sua compreensão, pois como já disse, quanto mais perto do fim do ano, mas difícil fica!

1 comentários:

David disse...

e realmente a informaçao e uma grande ferramenta ainda a pessoas que caem em emails falsos de bancos

por isso seria interssante integrar nos cursos de informatica a materia segurança na rede

como se prevenir e combater esses problemas que sempre vao existir

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.