Atualização

domingo, 17 de maio de 2009

[dica] Tirinhas online ...



Rir é o melhor remédio ... até o porco aí com gripe suína está rindo :P

Muitas pessoas nasceram com dom de desenhar e com uma veia cômica, penas muitas delas até poucos anos atrás não terem como divulgar esses trabalhos, poucos conseguiam vaga em jornais.

Infelizmente, eu NÃO nasci com essa veia cômica, é só vcs olharem para o Vox e ver que é raro uma brincadeira, e quando acontece, geralmente é sem graça. O Blog reflete a personalidade chata de seu criador, alias, na vida real, perdi potênciais amigos por ser uma pessoa séria demais :P

Mudando de assunto, a internet mudou isso, desde o charges.com.br do Maurício ricardo, que foi o pioneiro de desenho brasileiro na internet, hj, muitas pessoas aprenderam a usar o photoshop, o inkscape e o GIMP e colocaram suas tirinhas e personagens.

Fiz uma lista de alguns blogs e sites que acesso frequentemente que publicam tirinhas e alguns, tem até animações completas. A maioria são profissionais da área de artes e tv, mas alguns são loucos como o casper e tb trabalham em informática.

Tirinhas do Hackles -> O Hackles é uma criação de dois americanos no começo da década de 2000, infelizmente em 2004 as tirinhas foram descontinuadas. O Site tirinhas.com as traduziu para o Portugues pra onde o link aponta. Ambientada numa empresa de informática, a Bit Co, Hackles é o programador destraído e tem uma turma bem maluca. Apesar de ser tirinhas antigas, faz uma ótima e hilária sintese dos bastidores dos departamentos de T.I.

nerdson.com -> Blog mantido por um geek, e 100% brasileiro, as tirinhas seguem um pouco a linha do Hackles, porém, bem mais ao nosso cotidiano. Nerdson tb é um programador estudante de computação, que até tem uma instancia viva do google ao seu lado, muito hilário (principalmente para quem é nerd) .

Os levados da Breca -> Apesar do nome, não tem nada a ver com a Punk, o cara que desenha essas tiras, o Wes, é fera no que faz. Os desenhos não perde em nada para desenhistas de fama, pelo contrário, o cara tem um estilo próprio muito interessante. As tirinhas são ambientadas numa escola, e as crianças são os personagens. É engraçado pq o autor coloca situações de adultos sobre ótica e personagens infantis.

Um Sabádo qualquer -> Esse cara é muito criativo em seus roteiros, ele usa Deus, isso mesmo, Deus como personagem principal, e tb é o unico personagem com caracteristica visivel. O restante são bonecos palitos. É uma satira bem humorada do livro do Genesis da biblia, Adão e Eva são personagens marcantes nas tirinhas. As tiras apesar de tratar de pura religião, consegue ser bem "atéia", já que não expõe nenhuma lógica das mais diferentes igrejas cristãs ...

Tiras do Lute -> tirinhas 100% sobre politica, com toda certeza, o cartunista lute é comunista ou entende muito do assunto. Qualquer assunto de politica, logo é satirizado pelo mesmo.

Tiras do Sabiá -> Outro blog sobre politica, o mesmo tem um senso critico mais amplo que o lute, tb expõe o cotidiano.

Irmãos Brain -> O autor desse blog expõe a psicanalise e comportamento humano, só que o cara consegue colocar esses assuntos chatos em situações hilariante. Dificilmente vc não cai na gargalhada com as tiras gigantescas que ele faz. Algumas tem até animação no youtube para completa-la. São apenas três personagens, bonecos playmonbil. O de camiseta amarela, chamado ID é o mais hilário, enquanto o SuperEgo, o de vermelho é o mais sem graça, o verde chamado de Ego alterna entre esses dois personagens. Os nomes dos personagens são as caracteriscias que Freud deu para as partes do consiente humano. Apesar de profundo, é fácil entender.

Tiras do Nicolau -> Essas série de tirinhas se ambienta num condominio onde o Nicolau, um garoto de 10 anos se alternas em vários cenários. Eu me indentifico muito com o Nicolau, minha infância foi um pouco parecida, pais separados e situações pouco comuns.

Igor C. Barros Cartoons -> O Criador da Salt Cover, uma sátira perfeita da tv brasileira (procure "salt cover" no youtube e vc saberá do que estou falando) tb tem seus personagens. Apesar de não ter tirinhas em seu site, lá ele expõe seus personagens em estilo Furry, e assim como o Wes dos levados da breca, seu traçado é marcante. Ele chegou até fazer um episódio de seu principal personagem, o Zick Zira, um rato com quatro orelhas, uma sátira do Mickey.

Tiras do Recruta Zero -> Desde 2007 que esse blog foi descontinuado pelo seu criador, por motivos até hj desconhecido, mas tem uma centena de tiras do Recura Zero traduzidos por ele.

Tirinhas do LameDuck -> Nosso amigo lameduck,tb já se aventurou fazendo algumas tirinhas, os personagens geralmente não tem nome, e todos eles são meio punks, emos e roqueiros (o cara é musico, deve entender bem essa tribo). São tiras com humor bem clássico e bem ácido as vezes ...

Bom, quando vc estiver de papo pro ar em casa ou no trabalho e precisar rir um pouco, os sites acimas dão uma ajudinha. Divirta-se!

1 comentários:

David disse...

tirinhas ainda tem um destaque nos jornais e eu gosto de ler

otimas recomendaçoes!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.