Atualização

terça-feira, 28 de abril de 2009

Lan Houses, proibições e jovens descontrolados ...



" SÃO PAULO - Os jovens de Ilha Solteira, cidade a 650 quilômetros de São Paulo, estão proibidos por decisão judicial de freqüentar LAN Houses no município, mesmo que acompanhado dos pais.

A decisão foi tomada pelo juiz Fernando Antônio de Lima, da Vara da Infância e Juventude, e impõe também um toque de recolher na cidade para menores de 18 anos. Quem não é maior de idade, não pode ficar na rua após as 23 horas sem a companhia de um responsável mais velho. "

Fonte: Info (ler matéria)

Aos poucos, em nosso país, estamos abrindo mão de nossos direitos mais básicos e garantidos em nome da segurança. Aos poucos, estamos aceitando naturalmente a corrupção, a impunidade, e irresponsabilidade a incompetência, não só do Estado Brasileiro, mas sociedade no geral.

Uma instituição que está perdendo força na sociedade é a família. Vamos esquecer um pouco a religião, e analisar de modo cético e antropológico. Hj, muitos pais, simplesmente não se importa com os próprios filhos, se omitem da responsabilidade. Em muitos, aquele sentido de tentar ensinar o filho(a), dar apoio, enfim, criar seu filho mentalmente para vida, está desaparecendo. A noção de lar, praticamente não existe nas familias atuais. Vemos apenas a frase "Os filhos são para o mundo", poxa, é verdade, mas não foi o mundo que pariu o seu filho(a), foi vc, e na natureza, os pais preparam os filhos para o mundo, e não os jagam no mundo. Hj, casa é apenas aquele lugar que vc dorme e come.

E o que isso tem haver com as lan houses? bom, essa situação gera uma juventude descontrolada e sem limite. Muitos jovens hj não querem e nem pensam em ter um futuro melhor, pq hj no brasil, se vc pensar em progredir é logo tachado de metido.

Chegamos ao ponto, que uma criança hj é impedida por lei de ficar na rua até tarde, mas eu pergunto, a lei realmente precisa dizer isso? a lei precisa dizer para vc não beber e dirigir? precisa dizer que vc não deve por a mão no fogo? que vc não deve ingerir veneno? É claro que Não.

Só aqui no Brasil, tudo que vc faz tem que está na lei,como se o bom senso não existisse. Agora pergunto, se tivessemos familias mais sólidas na sociedade, seria mesmo necessário a policia e a justiça ter que ficar fiscalizando, um trabalho que deveria ser feito pelos pais?

Note, em familias bem estruturadas (nem precisa ser rico, conheço muitas familias humildes bem estruturadas), onde filhos e pais tem uma relação próxima e estavel, o limite é o bom senso. Geralmente, a regras surgem naturalmente, e a medida que a idade das crianças avançam, elas ficam mais flexiveis até se romper. O toque de recolher quando tinha 12 anos aqui em casa era 21hs, aos 15 anos, 0Hs e na maioridade, livre, mas sempre avisar que vai demorar ... pronto. Sem policia, ou juiz, aqui comigo, meu irmão e primos, nunca tivemos mais problemas.

Policia serve para pegar bandido, justiça serve para condenar bandido e aplicar a lei, a lei serve apenas para definir regras gerais para o povo, mas assim como outras instuituições como as empresas, a familia deve ter regras basicas de bom senso, que estão acima da lei comum. Não há necessidade de ser um pai ou mãe autoritário, porém, se sair das regras, vc deve punir. Assim, a pessoa cresce, e mesmo se fizer besteira e a justiça não punir, saberá que na familia, a sua instituição base, não haverá impunidade e sofrera.

E as lan houses? Sabe, elas tb estão erradas. Não deveriam permitir uma criança ficar o dia inteiro.Em outros países mais civilizados, os estabelecimento por si próprio impedem isso. Outra falta de disciplina e fiscalização, onde os caras querem apenas lucrar.

Esse post foi mais filosófico que de tecnologia, mas tem coisas que roteadores e leis não conseguem fazer, só nós, humanos, podemos fazer.

Só para concluir para aqueles que dormiram ao ler o post, sou contra a essa decisão judicial! LOL XD

PS: Lan House, pq só aqui no Brasil a chamamos assim? no resto do mundo, é cybercafé ... as vezes entender esse pais é quase impossivel :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.