Atualização

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Enquanto o Twitter se isola, o google tenta ressuscitar o orkut ...

Rede Sociais: Twitter e orkut
Rede social tem data de validade ...

" San Francisco - O Facebook, que adquiriu recentemente o Instagram, serviço de compartilhamento de fotos, removeu um elemento-chave de sua integração com o Twitter, sinalizado o aprofundamento de um racha entre as duas redes sociais dominantes da web. (...) "  

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

" O Google anunciou nesta quinta-feira a chegada da uma ferramenta de comunidades ao Google+ semelhante às do Orkut, primeira investida da gigante da internet em rede sociais e por muitos anos a queridinha dos brasileiros. Segundo o gerente de Marketing do Google+ no Brasil, Valdir Leme, a nova função do da rede não traz nenhum risco à existência do Orkut. "As comunidades são um processo natural da evolução do produto. O Orkut é um produto consolidado e vai continuar por lá", disse ao Terra. (...) " 

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Duas notícias em um único post, afinal de contas, esta semana foi muito morna na área. Então dois comentários rápidos:

O Twitter está se isolando do mundo ultimamente, primeiro bloqueou outras redes sociais, depois bloqueou e limitou muitos clientes e apps que utilizaram a api pública (lembra da nossa dica sobre clientes para twitter? Bom, infelizmente todos os aplicativos mostrados nesta dica não existem mais :P) e agora, outras redes sociais estão revidando estas ultimas ações.

É uma pena que o Twitter não conseguiu até a agora uma maneira de transformar seu conteúdo em dinheiro, o mesmo sobrevive com parcerias, com pequenas propagandas em posts patrocinados e com capitalização no mercado financeiro. E isto não é o suficiente para manter uma rede social de escala mundial!

O que parecia um bom investimento, está virando um grande beco sem saída ... ainda bem que eu não sou corretor de ações rsss :D

E quanto as comunidades no Google Plus? Simples, o google quer atrair uma parcela relevante do pessoal que ainda usa o orkut para começar a habitar os "corredores vazios" do Google+, que pode até esta crescendo, mas ainda é muito pouco utilizado. Queira ou não, é uma tentativa de ressuscitar a principal essência da velha rede social do google!

Se vai dar certo, eu não sei, mas com esta adição, o google praticamente definiu a sentença de morte para o orkut, que dificilmente completará o seu 10º aniversário (o mesmo vai completar o 9º aniversário agora em janeiro). Alias, esta parece ser uma lei na internet: Nenhuma rede social conseguiu chegar a 10 anos de vida, o que demonstra que este segmento é muito mais difícil do que as pessoas imaginam.

Para mim, rede social é algo perecível, ou seja, tem data de validade: No máximo de 5 anos no topo e depois começa a decadência, em outro post eu aprofundo mais esta ideia.

Então, o Facebook tem mais 2 anos e meio para se reinventar, antes de inciar o declínio. Então, mão na massa, sr. Zuckemberg!

Quem viver, verá :D

1 comentários:

Dav disse...

Eu sinceramnete nao sei acho que o facebook ja esta em declinio...

O Tuiter acho ate util pela simplicidade (por mais que nao tenha se acostumado com ele)

Mas uma coisa e certa ajudou e muito o facebook os canais de TV e outras midias estarem participando dele (coisa que o Google + e Orkut nao tinham)

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.