Atualização

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

[especial] Firefox 18 beta 2

Firefox 18.0b2 no Windows 7
Firefox 18.0b2 em execução no Windows 7   
Segunda-feira desta semana a Mozilla lançou a primeira versão beta do Firefox 18, e enquanto estávamos escrevendo este especial, a mesma liberou a segunda versão beta. E como é tradição do Casper Vox, testamos as primeiras versões beta da próxima versão estável do Firefox, que será lançada na primeira semana de janeiro de 2013.

Obs. As imagens a seguir estão em miniaturas, fazemos isto para melhorar a visualização e o carregamento da página. Clique sobre as mesma para ampliá-las. 

*Mudanças gerais

A décima oitava versão do navegador da mozilla trás algumas mudanças internas profundas e interessantes. A primeira é que o mesmo passa a ter suporte em telas retina para o MacOS X, o que é melhora bastante a navegação para quem tem os computadores mais recentes da Apple. Outra novidade é um novo algoritmo para renderizar imagens (jpg,png,gif e svg), que além de ficar mais rápido, trás uma qualidade melhor no resultado, mostrando uma imagem mais nítida e com menos imperfeições, principalmente em altas resoluções.

E o principal, o mesmo está trazendo um novo motor de JavaScript, o IonMonkey, por enquanto, algumas funções deste novo motor foram colocadas no FF18, mas o plano é que ao longo de 2013 esta nova forma de interpretar e executar js traga um melhor desempenho, menos travamentos e claro, um melhor resultado.

E por fim, várias e pequenas mas não menos importantes funcionalidades foram adicionadas, aprimoramentos de CSS3 e HTML5, destacando um suporte cada vez mais amplo para o WebRTC.

* Visualizador de PDF nativo

 
Nas imagens acima você pode ver pela primeira vez, o visualizador de arquivos pdf totalmente ativo e funcional, é pela primeira vez que ele vem disponibilizado no beta 1. 

Por enquanto, para usá-lo você precisa ir em Opções/Preferências - Aplicativos - PDF e selecionar "Visualizar no Firefox" (primeira imagem).

Mas no Firefox Aurora 19 o mesmo já vem pré ativado, se nenhum problema for encontrado, acredito que no FF19 o mesmo será padrão e será o último passo para nos livrarmos do plugin do Adobe Acrobat ou do Foxit. Uma coisa a menos para consumir memória :D

Nos pdfs que eu testes, todos eles abriram sem problemas, a única coisa que acontece as vezes é a substituição de uma fonte por alguma similar, até onde percebi, isto não influência a leitura ou a impressão da maioria dos documentos. Podemos nos livrar dos plugins para o navegador, mas ainda vamos ter que manter um Acrobat ou Foxit no PC para caso chegue algum documento chato que não aceite bem estas substituições. Mas isto também acontece com outros browsers e no caso do Firefox é um grande avanço.

* Abas deslizantes


Este recurso chegou a ser colocado no Firefox 8 beta 1 mas foi cortado devido a inumeros bugs, mais de um ano e dez versões depois, o mesmo recurso volta aparecer na versão beta.

No Firefox 17 já houve algumas alterações internas neste sentido e causou a quebra de todas as extensões para abas, incluindo o TabMix Plus e o Tab Utilities Lite. Fazia tempo que eu não presenciava uma incompatibilidade tão grande de extensões por causa de alguma alteração.

A culpa é dos desenvolvedores das extensões, que tiveram mais de um ano e inúmeros aviso e 3 versões de testes disponível por 6 meses, e mesmo assim, não quiseram adequar seu programa aos novos recursos.

Se as abas deslizantes forem mesmo promovidas para versão final, mais extensões vão parar, é uma pena que isto aconteça :(

*API Social


A API Social é um suporte interno que o Firefox disponibiliza para as redes sociais se quiserem, desenvolver um pequeno aplicativo web para rodar utilizando a interface do browser.

Você não precisa da versão beta para testar este recurso, pois ele foi parcialmente implementado no Firefox 17, mas como por enquanto só tem o Facebook com este recurso, praticamente não tem nada de diferente entre a versão do Facebook para o FF17 e o FF18.

Apesar do recurso ter futuro, esta versão inicial do app do facebook ainda é muito cru, tem poucos recursos, por enquanto só é uma ferramenta útil para uso o Facebook Messenger, tirando isto, ainda precisa melhorar muito.

Vamos torcer para que mais redes sociais façam as suas versões para o Firefox.
  
*Desempenho


Com a adição destes e outros recursos, desde o Firefox 10 que estamos vendo um aumento gradual no consumo de memória de acordo com os nossos testes fuleiros.

Apesar disso, o desempenho ao todo continua bom, não apenas em processamento mais em renderização, em computadores com placas de vídeos e processadores mais atuais (nem precisa ser algo top, pode ser bem mediano, mas que seja atual) o Firefox está tão suave quanto o Chrome.

Neste teste especifico, houve um aumento muito pequeno, talvez seja resultado de otimizações das funções adicionadas já há algum tempo que não houve um aumento maior. Veja os números:

Memória de Trabalho Firefox 18.0b2 Firefox17.0b1
Inicio  37 MB (> 02 MB) 35 MB
Fim 102 MB (=) 102 MB

Tanto na Memória de confirmação como na Memória de Trabalho, houve acréscimo apenas no inicio do teste, com + 2 MB aos números anteriores. Podemos dizer que as otimizações destes novos recursos estão estabilizando o uso da memória. Vamos ver se esta tendência de estabilidade se confirma nos próximos testes.

Memória de Confirmação Firefox 18.0b2 Firefox17.0b1
Inicio 45 MB (> 02 MB) 43 MB
Fim 113 MB (=) 113 MB

Como eu posso repetir os testes?  

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Espere as páginas carregarem e as leia por 5 minutos, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 - 90 segs), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam.

*Conclusão


A mozila vai começar 2013 com algumas novidades que vai chamar a atenção, o leitor de PDF funcional no FF18 e ativo por padrão no FF19, vai com certeza trazer elogios para a turma da raposa.

E não vamos nos esquecer do Firefox OS, que vai aparecer no primeiro trimestre de 2013, dando mais destaque na imprensa e mais marketing para a Mozilla, não apenas no OS mas no próprio browser.

Porém, duas coisas ainda tem que ser muito trabalhadas no Firefox, o seu visual e a continua e eterna atenção com o desempenho, aliado com a evolução constante, se estes três itens forem obedecidos, manterá o Firefox entre os grandes navegadores.

É esperar para ver!

Se você quiser testar o Firefox 18.0, leia estas instruções e depois clique no botão abaixo (ou aqui) e divirta-se! 

Download Beta

1 comentários:

Dav disse...

Casper otima materia gostaria de aproveitar e tirar uma duvida.

E possivel no Firefox adicionar na barra de ferramentas e outros locais botoes que iniciam programas

Exemplo:
Um botao na barra de ferramentas que inicia o Paint

Lembro que a muitos anos achei um programa que fazia isso no IE...porem ja fiz diversas buscas no site de addons da Mozila e nbao achei nada (tambem nao sei o termo correto para buscar)

Caso saiba agradeço o/

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.