Atualização

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Windows em rapid-release? Será que vai dar certo?

Evolução do logo do Windows 
A passos lentos, ele evolui, será que acelerar esta tartaruga vai dar resultados?

" A Microsoft planeja renovações anuais do Windows para competir com as inovações dos lançamentos constantes da Apple, segundo o jornal "Financial Times".  (...)" 

Fonte: Folha de S. Paulo (ler matéria na íntegra)

Bom, será que o último grande software que ainda tem um ritmo de desenvolvimento conservador está para cair nas graças do lançamentos rápidos?

Digo o último, pois se Microsoft adotar este roadmap acelerado, é questão de tempo e por pura "osmoze" que algo parecido será colocado no Office, no Xbox e no Skype, afinal, o Windows ainda é o principal produto da Microsoft.

A fórmula estabelecida desde o Windows 3.11, que dá 3 anos de suporte principal e mais 7 anos de suporte estendido (o Windows XP e o 7 são exceções, um terá 10 anos de suporte estendido e o outro 9 anos) agrada todo mundo, desde os usuários domésticos que ficam uma década com o mesmo computador e as empresas que conseguem planejar seu parque tecnológico por 5 á 10 anos sem preocupar-se com despesas.

Aí está o problema.

Se a vida útil de um PC passa muitas vezes pelo prazo de validade do Windows, isto explica por que muita gente não fez upgrades, principalmente para o Windows 8. Leva o tempo principal de suporte de cada versão do Windows para a mesma chegar á maioria do publico, são quase 5 anos, e apesar de lucrar bastante, deixa muito a desejar se comparada com a concorrência.

A Apple criou uma legião de fanáticos que todo ano, ou mesmo todo semestre, troca de aparelhos e mesmo de computador, o mesmo podemos dizer do Google, apesar do mesmo não esta muito presente no mercado de S.O. para desktops.

A maçã vende que nem água. Podemos fazer um conjectura e dizer que este hype de vendas da apple é moda e um dia bem próximo vai despencar, é provável, mas o desenvolvimento acelerado, deixou de ser um tendencia para virar um prática que veio para ficar. 

É só você ver como os browsers estão evoluindo com o rapid-release, até mesmo as plataformas mobiles e as redes sociais. O mundo de tecnologia, principalmente o de hardware sempre foi rápido, mas agora o mundo dos softwares estão na mesma velocidade que o desenvolvimento de hardware.

E tudo isto, é apenas por dinheiro e fatia de mercado. Não se iluda, apesar do lançamento rápido trazer a médio prazo melhorias significativas, é um grande agente de marketing!

E se você juntar isto a outro rumor, que a intel quer acabar com o desktop intercambiável em 2014, ou seja, o PC passará a ser uma única grande placa, podemos dizer com toda certeza, que se estes rumores concretizar, o PC Desktop vai ser extinto até do final desta década.

Afinal de contas, o que mantém o PC desktop atrativo é o seu longo tempo de vida e suas possibilidade de manutenção barata e simples, incluindo upgrades. Sem isso, não vai valer a pena.

O lado negativo disto tudo é que tudo ficará mais fechado, menos personalizável, e com a vida útil muito curta, na minha opinião, isto a longo prazo não se sustenta, principalmente quando tiver uma crise econômica, que sempre são piores que suas antecessoras.

É senhores, mais uma transição dolorosa vem por aí ... será que você sobrevive a ela? Talvez!

E será que a mesma vai dar certo? Bom, para ser sincero, eu não sei!

1 comentários:

Dav disse...

Eu li no Clube do Hardware que a Intel ja desmentiu sobre o caso (soquetados) ainda bem

Vai diminuir a vida util e eu nao tenho $$$ para ficar "atualizado" a Apple tem bons seguidores e com condiçao financeiras de comprar os produtos dela

Afinal o iphone5 aqui custa isso:
- iPhone 5 (16 GB): R$ 2.339,00
- iPhone 5 (32 GB): R$ 2.699,00

Ai nao da...

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.