Atualização

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O novo sistema de indentificação promete ser porreta ...


O Polêmico RIC vem aí ...

" SÃO PAULO – O Ministério da Justiça lança hoje (30) a nova cédula de identidade que será aplicada em todo o país a partir de 2011.


O novo documento foi nomeado de Registro de Identidade Civil (RIC) e vai substituir a atual cédula de identidade e conterá informações do cidadão e certificação digital. "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Minha opinião sobre o RIC vocês já conhece, afinal, tem uma crônica especialmente sobre identificação digital onde falo do mesmo. Vou abordar apenas 2 aspectos desse lançamento.

O Primeiro aspecto é: Até que fim o lançaram. Já passou da hora, demorou muito. E outra coisa que não gostei é dessa substituição gradual, nesse caso, deveria ser direta e por choque. A adoção será feita por alguns estados nessa primeira etapa, e em caráter experimental. Isso já deveria ter sido e feito, e quando lançado, ter fixado um data de 10 para que todas os RGs antigos se tornassem inválido. Ou seja, em 31/12/2020 seria a data limite para as pessoas trocar o documento, senão, iriam pagar um multa por exemplo.


O segundo aspecto é que eu venho ouvindo de algumas pessoas, e até que faz sentido: Será que o RIC não acabará sendo mais um documento? Mais um numero? Eu penso se for algo bem implementado, isso será difícil acontecer, mas como estamos no Brasil, talvez não seja tão perfeito quanto está escrito no papel.


É por isso que defendo um transição por choque (ou seja, obrigar não só o sujeito, mas o sistema público inteiro, a aderir de uma vez só e ter apenas alguns anos para adaptar-se). Deixar nessa frouxidão, geralmente não funciona aqui no Brasil.


A ideia é boa, vamos torcer que no futuro próximo, não precisemos mais de 300 documentos diferentes. =D

Avisos!

PS: Por problemas de agenda, o mini especial do Firefox 4 Beta 9 está cancelado .São poucas as alterações em relação as outras versões beta. Talvez role uma especial apenas quando sair o RC!


Desejo a todos vocês um Feliz ano-novo, com muita paz, alegria e saúde. Festeje, mas não exagere. Se você encher o latão, não dirija e não esqueça o engov ... Boas Festas & Feliz 2011!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.