Atualização

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O SMS da morte e a invasão de privacidade ...



" SÃO PAULO – Usando apenas o envio de mensagens SMS, um grupo de pesquisadores conseguiu desligar aparelhos celulares e desconectá-los da rede.


Os aparelhos em questão não se tratavam apenas de smartphones, comprovando que qualquer celular estaria vulnerável a ataques. (...)"


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

É basicamente uma falha de segurança, que permite a algum invasor enviar programas ocultos nos torpedos, que são executados automaticamente sem o seu conhecimento/consentimento. Era para ser um mecanismo secreto das operadoras de celular, para enviar programas de atualização de configuração, ou por que não, monitoramento remoto para o celular de seus clientes sem o seu conhecimento.

Não importa se o celular é novo ou velho, avançado ou sucata, se pode ler SMS, essa falha pode atingir seu celular. É algo preocupante, não acha?


Por enquanto, digo e enfatizo, por enquanto, esse SMS da morte só executar pequenas traquinagens, como desligar o celular. Mas esse filme eu já vi. Vírus de computadores começaram assim, fazendo traquinagem, e hj, são verdadeiras pragas com práticas criminosas por trás.


Essa é uma falha que deve ser corrigida o mais rápido possível, para que novos aparelhos sejam imunes, levando em conta que celular é algo descartável, em pouco tempo o pessoal estará protegido. Mas acho difícil isso acontecer. Se o povo estiver em pânico, dá para lucrar mais com novos celulares com anti vírus, firewall e os cambau, não é?


Isso levanta a questão. Quem é o verdadeiro dono do celular, nós que pagamos caro por ele ou as operadoras/fabricantes que detêm o sistema e pode controla-lo remotamente?


Você quer mesmo saber essa resposta? certeza? para mim está tão óbvio =P


CES 2011


Não muito o que comentar da CES desse ano, basicamente, vários tablets, "ipad killers" foram lançados, sem dizer os inúmeros produtos que nunca vão ser produzidos. A cada ano que passa, a CES fica mais chata =P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.