Atualização

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Em questão de TV, não estamos mais isolados tecnologicamente



Acho que em breve, todos os sul-americanos vão assistir a Libertadores usando o mesmo padrão de TV Digital

"O governo brasileiro assegurou nesta quarta-feira que a decisão do Uruguai de adotar o sistema nipo-brasileiro de televisão digital em lugar do europeu, como tinha anunciado, significa avançar rumo a uma "maior integração regional"."

Fonte: Terra tecnologia (ler matéria na íntegra)

O peso econômico e político atual do Brasil fez superar todas aqueles dificuldades históricas que tínhamos com o Uruguai, e agora, senão não me engano, só falta convencer a Colômbia a adotar o padrão nipo-brasileiro, e pela primeira vez na história, o Brasil não ficará isolado no continente quando trata-se de TV, pelo menos na tecnologia.

O bom disso tudo é que equipamentos comprados no Brasil funcionará sem problemas no resto do continente, e vice-versa. É uma das reclamações que mais ouço do pessoal que trabalha com TV e turistas brasileiros, que precisam até hoje usar transcodificador para converter fitas gravadas com filmadoras analógicas, coisa que parece estar superada de vez nos próximos anos.


Bom, 2011 promete, agora todas tvs fabricadas devem vir com o conversor integrado, e você já não vê mais as velhas tvs de CRT nas prateleiras das lojas, agora, só LCD, Plasma e a nova queridinha do comercio, a de LED (que na verdade é LCD, mas com um lampada de LED ao invés de uma fluorecente).


Mas o fato é que, estamos ainda engatinhando na adoção dessa tecnologia, não fazemos ideia da dimensão que a mesma terá na década de 2020 (que começará em 2020*). E com a advento da internet, provavelmente a TV será um acessório de luxo da internet no futuro distante, afinal, é disso que se trara da TV Digital ;D


Temos um Tutorial especial para vocês entenderem a TV Digital de forma simples e pratica, clique aqui para ler!


* A imprensa brasileira vem dizendo que a década de 2010 começará amanha em 2011. Matematicamente falando, tem lógica, só que a questão de década é cultural e não matemática, como nos séculos por exemplo. Na cultura geral, as décadas começa em ano final 0 e termina em ano final 9. A década de 2010 começou em 1/1/2010 e findará em 31/12/2019. Afinal, nós falamos anos 1980, 1990 e não anos 1981,1991 ...


Então, estaremos completando o primeiro ano da década de 2010, e não o primeiro dia =P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.