Atualização

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Guerra dos navegadores já esta terminando, denovo ...



" O navegador de internet do Google, o Chrome, superou os rivais diretos Firefox e Internet Explorer e se tornou o navegador mais usado no Brasil em um relatório divulgado pela StatCounter nesta quinta-feira. O levantamento mostra dados de novembro de 2010 a novembro de 2011. (...) "

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Algumas pessoas acham que sou um fanboy da Mozilla, mas eu sempre admiti que o Chrome é um ótimo browser (o primeiro post desta nova era do Vox foi sobre o lançamento do Chrome em 2008, veja). Fanboys são cegos, e eu não sou. Eu uso o Firefox, acho ele muito melhor que os outros, e não quero entregar de bandeja todos meus dados e meus hábitos para o Google, mas eu não vou ficar brigando e choramingando para amigos e parentes. Use aquele que você mais gosta!

Mas, você terá que ver a realidade, vamos analisar friamente por que as pessoas acham o Chrome melhor:


1º: Rapidez: Mito! O Chrome não é mais rápido que os outros browsers, pelo menos não na proporção que a maioria das pessoas acham. O Google foi esperto em desvincular o Chrome da aceleração por hardware, usado pelo seus concorrentes. Como a maioria do Brasileiros e dos usuários mundiais não tem computadores novos ou com processadores/placas de vídeos pelo menos razoáveis, o browser trava menos, juntando com a sua interface limpa, dá uma sensação de leveza.


2º Menos uso de memória: Outro mito! O Chrome também não usa menos memória. Testes feitos por diversos sites já provaram isto. O que acontece é que o mesmo usa diversas instâncias que mascaram a quantidade total. Se você somar a memória de confirmação de todos os processos do Chrome com o único processo do Firefox por exemplo, verá números extremamente parecidos!


E o principal: é um produto do Google por isto é seguro: Baléla, o Chrome é pura propaganda! Em tudo que é site com AdSenses você ver, uma, duas ou mesmos todos os banners dizendo: "use o Chrome". Faz login em qualquer serviço do google, tá lá "use o Chrome". Já virou uma espécie de mensagem subliminar. Nenhum concorrente do IE teve tanto marketing quanto o Chrome. Nenhum!


Isso mesmo, com algumas gambiarras técnicas e bastante marketing, o Google vem superando seus concorrentes.


Pode demorar mais um ou dois anos, mas neste ritmo, o Chrome vai passar o IE e pode sim tornar-se uma unanimidade, como foi o Internet Explorer na década de 1990. O que é triste para a tecnologia. Quem usou internet nesta época, sabe como ela evoluiu pouco, e graças a o Firefox e ao próprio Chrome, que nos livramos daquele domínio sombrio da Microsoft.


Para mim, com o Google no comando não será muito diferente. Inovar para que? já esta no topo! E o pior, o Google mais cedo ou mais tarde, vai atochar propaganda no Chrome baseado nos seus hábitos e dados coletados e sincronizados, afinal de contas, se fazem isto no gmail, o que os impediram de fazer isto no browser?


Os concorrentes de peso do Google (Mozilla e Opera) devem manter o ritmo e continuarem a ser uma alternativa viável, um celeiro de novas ideias e de novos projetos.


Quanto ao IE, este aí não tem mais salvação. A própria Microsoft já se deu conta que as pessoas que o desprezam, o estrago já está feito, ficar quase 6 anos para lançar um novo browser acabou com qualquer chance da Microsoft disputar este mercado. Tudo o que ela fizer, será simples cópia do que seus concorrentes já tem a muito tempo.


É um desfecho decepcionante, mas totalmente previsível! Mas parece que teremos um novo monopólio no mercado de browser, infelizmente!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.