Atualização

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Energia nunca será de graça ...


Acender esta lâmpada faz o universo morrer, literalmente :P

"São Francisco - O Google abandonou um projeto ambicioso para produzir energia renovável a preços inferiores aos do carvão, como mais recente passo nos esforços do presidente-executivo, Larry Page, para concentrar os esforços do gigante da Internet em um número menor de projetos. (...) "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Aproveitei a notícia acima, para fazer um paralelo com a polêmica da construção da usina de Belo Monte, no Pará. O gigante da informática desistiu de desenvolver algo que a principio, poderia trazer muito lucro, que é o grande sonho da humanidade e principalmente dos grandes capitalistas: Energia de graça e ilimitada.

Felizmente, para nossa sorte, as leis básicas do universo impedem que tenhamos energia de graça e ilimitada.
Eu fico puto quando vejo físicos, químicos e cientistas em geral não saberem explicar de forma simples para a população o que é a energia. Afinal de contas, o conceito de energia é extremamente abstrato, mas que pode ser resumido na seguinte frase: Energia é uma tendencia que o universo tem para manter o equilíbrio entre o nada e a tudo! Quer algo mais abstrato do que isto? hehe :P


Eu gosto de explicar a energia de outra forma
: eu vejo que energia = possibilidade. É a maneira da existência dar possibilidade ao nosso universo! Quando existe energia, há possibilidade de fazer qualquer coisa no universo. Quando uma estrela nasce por exemplo, ele cria a possibilidade criar outras coisas, planetas, luas, outras estrelas e até vida. Quando o homem descobriu o fogo e como manuseá-lo, passou a ter possibilidade de fazer muitas coisas, uma delas você está usando para ler este blog. Quanto mais entendemos a energia, mais possibilidades de fazer coisas nós adquirimos. Viram só físicos, não é tão difícil de explicar :D


Antes que você estudante de física venha me corrigir, dizendo que não é bem nestes termos, que a energia e a matéria fazem parte da mesma moeda e são formas diferentes da mesma coisa (que não fazem ideia do que seja), segundo aquele físico maluco, ou que são interações físicas sub atômicas entre diversas partículas, como diz a física quântica, vamos simplificar um pouco: não estou dizendo que as teorias estão erradas, mas vejo muita enrolação neste mundo científico, muitos termos técnicos que as pessoas não conseguem entender, é por isso que religião vira e mexe vence a ciência. Você não poderá dizer que estou errado, por que o que eu disse, tem absoluta lógica. :D


Depois deste discurso todo, o que você tem a me dizer? Deve estar peguntando?


Simples: possibilidades, por maior que seja, são finitas, se fosse o contrário, não seriam possibilidade e sim rotina (pense comigo, se algo pode acontecer, mesmo que tenha chances mínimas de acontecer, mas tem tempo infinito de acontecimento, ela acontecerá infinitas vezes. Já a possibilidade de eu tomar tal decisão, acontece apenas uma vez, e não acontecerá de novo). E como qualquer possibilidade, quando você aproveita, a mesma precisa que um esforço seja feito, que algo desapareça e através do trabalho torne-se a possibilidade real.


A energia que o ser humano usa, é tirada da matéria, e matéria nós sabemos que por mais abundantes que seja, é um recurso finito. Um dia, o modelo esgota, e você terá que arrumar outras maneiras de fazer possibilidade.


Eu acho louvável estas pesquisas com novas fontes de energia, com evolução tecnológica que está cada dia mais trazendo sistemas mais eficientes e com consumo menor. Mas este desperdício de possibilidades, cobra caro em nossas vidas. A humanidade não deve apenas se perguntar se precisa de mais ou menos energia, precisa perguntar, o que nós fazemos com toda esta energia. Não estou julgando ninguém, por que eu também desperdiço energia, mas é algo a se pensar. Posso usar isto para melhorar a nossa vida, ou não.


E cada possibilidade que perdemos, mata um pouco o universo e nossa própria existência. Algo que tudo no universo faz é perder possibilidades, algo poderia ser assim, mas não é.


Pode achar uma lógica cruel, mas não é. As possibilidades vão diminuindo com o tempo, fazendo quem sobrevive a usar melhor o que tem. O ser humano daqui a bilhões de anos vai perder o sol, e aí, as usinas solares e eólicas não terão mais sentido, como as atuais usinas de carvão também não tem.


Você me pergunta se sou a favor ou contra Belo Monte; Eu digo que não faz diferença, senão for Belo monte, outro lugar será destruído para abrigar uma usina hidroelétrica, uma usina química ou mesmo nuclear. É triste tudo isso? é, mas é o preço que a humanidade está pagando por manter este tipo de civilização. Se outra possibilidade de civilização ajudaria? Não sei, poderia diminuir ou acabar com este problema, mas por fim teríamos outros problemas para resolver.


E claro, além desta física e filosofia toda, há outros inúmeros fatores. É algo complexo, que cada um primeiro deveria entender o problema, entender como a realidade funciona e tirar sua própria conclusão, ou seja, sua própria possibilidade. E aí voltaríamos ao ponto de partida ... :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.