Atualização

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

[especial] Firefox 7 Beta 1


Firefox 7.0 Beta 1 no Windows Vista SP2.

Mal o Firefox 6 foi lançado, e a Mozilla já colocou em fase Beta o Firefox 7. Neste novo release, que será lançado no final de setembro, a Mozilla mudou muita coisa, só que internamente. Um melhor desempenho para todos nós.


Confira as poucas (e boas) novidades.


PS: As imagens deste posts estão miniaturas para ajudar no carregamento da página, clique sobre elas para ver em tamanho original.


*Visual inalterado

Nenhuma alteração visível. Nada, igual ao Firefox 6. Nem uma funcionalidade nova, é assim que você provavelmente irá perceber na versão 7. A Mozilla fez inúmeras alterações, mas tudo internamente. Serão poucos os usuários que irão notar alguma diferença visual. Por tanto, se a expectativa era de ver um novo visual, esqueça.


De novidades visíveis, nós temos a Telemetria e a Opções em jetpack para extensões!


*Telemetria



A Mozilla incluiu uma espécie de auditoria de desempenho no Firefox 7, a telemetria mede o consumo de memória ram, processador e gpu e faz um detalhado relatório que é enviado a mozilla.


O envio deste relatório só pode ser feito com autorização do usuário, através de avisos periódicos ou pela janela de Opções, como mostra na primeira imagem.


Para aqueles paranoicos, a mozilla fez uma extensão que permite você visualizar quais dados da telemetrua são enviados, como mostra a segunda imagem.


Eu recomendo que você utilizem esta funcionalidade. Com estes dados em mão, a Mozilla não vai ter desculpa e terá mais condições de saber no futuro onde eles devem enxugar para melhorar o desempenho.


*Jetpack - Opções de extensões acoplados ao gerenciador




A última alteração visível no Firefox 7 é relativo as extensões jetpack, que agora podem (e devem no futuro), incorporar sua opções de configurações na própria UI do gerenciador de complemento, deixando as extensões cada vez mais leves e com menos consumo de memória, já que não precisarão criar formulários e caixas de diálogos para que você possa acessar a suas configurações.


São pouquíssimas extensões que utiliza esta funcionalidade, portanto, confira ela na imagem acima


* Desempenho


Vamos lá, as duas imagens clássicas de nossos especiais:




A primeira imagem é de quando o Firefox inicia, que consome por volta de 21 MB de RAM em uma inicialização extremamente rápida (sem uso de extensões). Melhoria de 55% em média se comparado a versão 6 que no outro teste cravou 46 MB na inicialização do browser.


Depois de 10 mim de navegação pelos nossos sites, o consumo ficou em 78 MB. Anteriormente, ficou em 85 MB. Pode até parecer uma melhoria tímida, mas não é.


Primeiro por que no teste passado estava usando o WinXP e agora estou usando o Vista, que não tem um gerenciador de memórias dos melhores e segundo pq a limpeza interna de memória do FF7 está muito mais eficiente. Senti isto navegando pelo youtube, twitter, facebook e orkut ao mesmo tempo. No Firefox 6 a média de consumo fica em 300 MB enquanto no Firefox 7 chega á 160 MB. Quando uma aba é fechada, ela é automaticamente limpa da memória. Esta função é chamada de MemShirink, e vem sendo desenvolvida desde o Firefox 4, porém, só agora dá as caras em uma versão estável.


A Mozilla promete que esta funcionalidade será aprimorada em todos os lançamentos a partir de agora. Esperemos!


*Conclusão



Este será um lançamento de redenção para Mozilla, se o lançamento da versão 6 foi bem recebida pelos usuários, acho que o a versão 7 será ainda mais elogiada, por que irá trazer uma melhoria significativa, principalmente para os usuários de computador mais modesto, que são a maioria, vão sentir boas melhorias e a estabilidade da versão 6 que está travando bem menos, está mantida na versão 7.

Parece que a Mozilla desistiu de colocar aquela nova interface, pelo menos neste ano. A repercussão negativa e a reação de muitas pessoas de peso fizeram recuar. Tá certo. Acho que o usuário do Firefox vai ficar mais feliz se o mesmo voltar a ser aquele browser estável e seguro que todos conhecemos ao invés de simples interfaces bonitinhas.


Para testar você mesmo, clique aqui e baixe do canal beta da mozilla.


OBS: Lembrando que esta versão substitui a versão corrente do Firefox presente em seu computador. Não instale em ambiente de produção, e o teste é por sua conta em risco!


PS: Tem gente por aí que está chamando nosso blog de CasperFox! Também pudera, metade dos posts destes últimos 30 dias foi sobre o Firefox. Fazer o que, dá audiência rsss. Apenas para redimir, semana que vem, faço um post sobre o Opera :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.