Atualização

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

[especial] Mozilla Firefox 4 Beta 10


Minefield 4.0 Beta10pre

Ontem a Mozilla liberou a versão Beta 10 do Firefox 4, nós do Casper Vox já utilizamos o mesmo desde o dia 15/01 quando foi liberado via Nightly Builds.


Ao contrário do que nós dissemos no especial anterior, ouve muitas mudanças entre a versão Beta 8 e a Beta 10. Novas funcionalidades foram adicionadas, deixando o Firefox 4 cada vez mais parecido com o Opera 11 e o Google Chrome.


Bom, confira agora como está o desenvolvimento da próxima versão do maior e mais conhecido software livre do universo ;-)


Obs: As imagens a seguir estão em miniaturas para uma melhor visualização e carregamento da página. Clique nas imagens para amplia-las!


* Aspectos Gerais



Bom, como vocês pode ver na imagem acima, o pessoal da Mozilla acoplou a barra de abas com a barra de títulos. Com essa medida, ganhou-se muitos pixels e o campo de visão do site ficou maior.


Eu utilizo a barra de favoritos, mas ela é opcional. Sem ela, o campo de visão do site fica maior, praticamente igual a do Chrome e do Opera.


No especial anterior falamos da "Progress line", bom, eu disse que ela era polêmica, e pelo jeito, não agradou. Ela foi removida ainda na Beta 9.


Também falamos do fim da barra de status na versão Beta 8. Com isso, muitas extensões deixaram de ser compatíveis com FF4. Os desenvolvedores pensaram nisso e colocaram uma barra similar, chamada de "barra de extensões". Ela é opcional, e parece ser algo provisório até todas a extensões se adaptarem ao FF4.


Por fim, o Firefox 4 Beta 10 está mais rápido, mais leve e mais estável se comparado com suas versões anteriores. Para aqueles que tem pouca memória RAM, o consumo aqui na minha maquina, com quase nenhuma extensão, foi em média de 105 MB com três abas abertas (uma configuração comum para a maioria dos usuários). Um pouco alta, principalmente se comparar com o Chrome, que é em média 80 MB.


Mas o que me deixou mais surpreso foi utilizar o FF4B10pre com pelo menos 7 extensões e com mais abas abertas, e a média de RAM ficou em 210 MB. Geralmente no FF 3.6 fica em torno de 350 MB. Parece ser uma ótima evolução.


* Instalação de extensões




A Primeira imagem é o gerenciador de extensões, como você podem notar, foi feito alguns ajustes, principalmente para deixa-lo melhor para outros idiomas.


As outras imagens relatam a instalação da extensão AdBlock (uma das poucas que é compatível com o FF4B10pre), é possível notar que ouve uma evolução da janela de download. Ficou muito bacana, mas esse aprimoramento da janela de download só está disponível na instalação de extensões. Mas é algo que em breve, deverá estar em todos os downloads.


* TabCandy light




A primeira imagem já é conhecida, é a tela principal do TabCandy (visualizador de miniaturas). Ouve ajuste bacanas, nas posições do botões. Até aí sem segredos.


Porém, a Mozilla colocou uma versão mais light e mais rápida do TabCandy, é um segundo botão, que ao clicar, mostra instantaneamente miniaturas das abas abertas sem precisar abrir outra janela. (Essa funcionalidade desaparece quando algumas extensões estão ativadas, principalmente extensões de gerenciamento de abas, como o TabMix).

Achei essa TabCandy light mais prática que a TabCandy principal!

* Navegação Privativa adaptada




As pequenas mudanças na Navegação privativa foram estéticas. A começar pelo ajuste da tela inicial para o padrão do FF4 e o principal, um indicativo visual que você está no modo privativo. O Botão Firefox fica roxo quando está nesse modo. Assim como a janela do Chrome fica azul escuro e o IE fica com o ícone "InPrivate" visível. Uma antiga reclamação dos usuários da versão 3.6 foi atendida!


* Fixar aba como aplicativo




Uma funcionalidade presente no Opera e no Chrome OS está no FF4b10pre, agora você fixar uma aba como aplicativo, ou seja, ele vira um ícone fixo, e o site é sempre carregado ao iniciar, a qualquer momento, é só clicar no ícone e o site é carregado instantaneamente.


Sem segredos, no FF4B10pre basta você clicar com o botão direito do mouse sobre a aba e seleciona a opção "Fixar como aplicativo" e pronto. Alguns sites já são compatíveis com essa funcionalidade, como o Gmail por exemplo (desde que você ative no Labs), que como na imagem acima, mostra no ícone quantos emails não foram lidos.


* Comparação visual com o Google Chrome




Pela imagem acima é possível comparar que visualmente, não há mais perdas por parte do Firefox no quesito campo de visão do site. A Janela do Firefox 4 Beta 10 é 3 pixels maior que a do Chrome, irrelevante, algo imperceptível, isso deve-se por que o firefox utiliza a skin do próprio Windows, ao invés do Chrome que usa uma skin própria. Algo que com um simples persona ou mesmo no Windows 7, onde a janela é menor, ambos estão igualados nesse quesito!


* Mudanças visuais no motor de JavaScript




A Mozilla vem a anos afirmando que o motor de javascript do FF está mais rápido. Chegou até dar um nome para ele (TraceMonkey). Finalmente, uma mudança visual pioneira nesse motor. As caixas de diálogos não são mais exibidas como caixas de diálogos do sistema operacional, e sim dentro da própria janela do browser!


Isso é ótimo, já que esse tipo de janela
até agora só era possível apenas se o webdesigner/webmaster utiliza-se técnicas de ajax. Fica visualmente muito melhor.

Na tela acima nos visualizamos uma caixa de dialogo perguntando se pode esvaziar a lixeira do Gmail. É o próprio Firefox que deixa o fundo do site mais escuro. Recurso bacana!


* Conclusão



Firefox 4B10pre exibindo o Vox em tela cheia.


Nessa versão Beta 10, apesar de não ser a ultima, deixou claro que a Mozilla teve coragem de postergar o lançamento do Firefox 4 para deixá-lo mais estável e principalmente, para absorver mais recursos de seus concorrentes. É uma decisão polêmica e corajosa. Afinal, não é qualquer programa popular que consegue submeter-se a mais de 10 versões betas, ainda mais betas públicos. As criticas ficam inevitáveis.


Se for para deixar o Firefox melhor, vale a pena esperar. Afinal de contas, a versão 3.6 não é ruim, apenas está obsoleta. Pelo menos, quase 31% dos internautas usam o FF 3.6, e até agora, não viram recuo nesse números, o crescimento apesar de pequeno, não é negativo e mais estável. Isso para um para um versão obsoleta, é algo incrível.


Convido você a experimentar. A versão Beta 11 já está disponível nas versões noturnas (Minefield**). A versão Beta 10 já está publicada. Experimente, tire suas próprias conclusões e discuta conosco nos comentários!


Até a próxima! =D


** Se for usar a versão Minefield, evite executá-la em conjunto ou simultaneamente a versões anteriores. Isso pode fazer você perder dados (senhas, favoritos e histórico). O uso dessa versão deve ser doméstico e por sua conta em risco. Então, cuidado!

1 comentários:

Leandro Laia disse...

Poxa, realmente o consumo de memória no FF 3.6 deixa a desejar. Vou baixar essa versão beta pra testar. O meu computador é uma carroça mesmo, vai ser um teste interessante.

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.