Atualização

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

[especial] Internet Explorer 9 Beta 1


O "novo" visual do Internet Explorer 9 Beta 1 no Windows Vista

Já baixamos e já testamos e reviramos ao avesso o IE9 Beta 1. Lembando que por causa do meu micro, o Aero do Windows Vista não está ativado, a aceleração por hardware é limitada e os recursos de integração para o Windows 7 não foram testados. Mas mesmo assim, foi possível navegar com o IE9 Beta 1, apesar dos inúmeros bugs que encontramos (coisa comum em softwares da microsoft :D )

Mas de ante mão, não há nenhuma coisa inovadora, nada mesmo, são recursos clonados de outros browsers mais modernos. Só aquele cara que sempre usou o IE e nunca usou outro browser é que vai ficar surpreso com as novas modificações.


Vamos aos principais tópicos do teste:


AVISO: As imagens desse post estão em miniaturas para melhor visualização e carregamento mais rápido da página. Clique nas imagens para amplia-las!


* Adeus ao Trident ... o novo motor Chankra iguala ao Mozilla Gecko




Lembra que falamos aqui que o motor Trident do IE estava na hora da morte, bom, ele morreu! O Novo motor de renderização, o Chankra, nem parece o IE. Conseguiu 95 pontos no acid3, dois pontos a menos que o FireFox 4. No IE8, o acid3 não chegava a 20 pontos. Uma evolução bastante considerável.


O IE9 no geral está mais rápido que o IE8, a aceleração por hardware deve influenciar bastante nisso, já que o Firefox 4 também aumentou muito seu desempenho. Mas ainda não está totalmente maduro, as vezes demora para carregar uma página ou não carrega e fica algumas coisas estranhas na tela. São os bugs que fazem lembrar do IE4 há quase 13 anos atrás (quando a M$ incluiu o suporte a html 4).


* Microsoft Chrome!




Calma, vc não ficou maluco e nem eu. Se a Mozilla se inspirou no Opera no Firefox 4, a Microsoft não teve nenhum pudor e copiou a interface do Google Chrome na maior cara de pau (algo que já tínhamos previsto). Na primeira imagem acima demonstra isso muito bem que a M$ continua crack em clonagem.


Na segunda imagem, é possível ver que até o botão que dá acesso ao menu fica na exata posição onde está o botão de ferramentas do Chrome.


A ausência da barra de status convencional também é outra semelhança com o Chrome.


*Nem tudo é cópia do Chrome, tem coisa que é plagiada do Firefox



Não existe mais a barra de favoritos, agora ela é um único botão, que convenhamos, é muito parecido com o botão de favoritos do Firefox 4. Se você notar, vai perceber que a posição dos botões atualizar e parar é idêntico aos do Firefox 4.


A Microsoft se inspira fácil nos outros, não é? Calma, ainda não acabou :D


* Tela cheia minimalista




Se você gosta de espaço de sobra na tela, pressione F11 e divirta-se. Não há nada mais minimalista no mundo hj em termos de navegação. :)


* Gerenciador de downloads ... nem o Opera escapou!



Aquela infame caixa de diálogos de download que existia desde sempre e que nunca tinha sido alterado, sumiu, virou um aviso na parte inferior da janela, como no Chrome, só que um pouco mais desenhada.


O Gerenciador de downloads finalmente aceita pausar do Download, coisa que nunca entendi por que não fazia parte do IE. Mas a janela de downloads é uma versão minimalista do gerenciador de downloads do Opera.


*Gerenciador de complementos




A janela de complementos ficou mais clean, porém, ainda não tão intuitiva. Mistura componentes ActiveX, plugins e extensões num mesmo balaio de gato. Quem sabe da próxima eles não acerta?


* Miniaturas




Se você olhar de longe, pensa que é o Chrome em execução, mas ao chegar perto, percebe que não. Ao invés de um instant do site, você só ver o ícone, o nome e uma barra de progresso que indica a frequência de visita do site! Quanto mais visitar o site, maior fica a barra e mais no inicio irá aparecer.


* Coisas que não mudou



A Janela de opções, não sofreu nenhuma alteração, nessa parte, fiquei decepcionado, deveriam pelo menos, mordeniza-la como fizeram com a de downloads, e assim a janela de opções é única coisa inalterada no IE.


A navegação inprivate também não mudou, porém, quase não fica visível (eles cumpriram o prometido ao anunciantes :P), se você sabe o atalho do teclado para ativá-la (Ctrl+Shift+P), nem perca tempo procurando.


* Comparações



Na imagem acima, as três janelas dos browsers mais usados no mundo. O IE 9, o Minefield 4b7pre (Firefox 4) e Chrome 6. Na imagem é possível ver que o Firefox 4 é o menos minimalista, o que para mim não é problema, e diferença são de meros 16 pixels, o que não afeta em nada a navegação.


# Firefox 4 vs IE 9




Duas coisas em termos de aparência. O IE não tem mais a caixa de pesquisa, agora a barra de endereços funciona também como barra de pesquisa, o que também não é vantagem, já que a barra de endereço do Firefox também faz isso sem maiores problemas.


Outra coisa em termos de aparência é a barra de status desaparecer e também que a guias das abas estão do lado esquerdo da barra de endereços. O que é estranho a primeira vista.


Em termos técnicos, apesar do novo motor, o Firefox 4 dá um banho no IE9 na opinião desse blogueiro. Não só a gama infinita de extensões e temas, como os recursos novos e velhos do Firefox ainda supera muito o do IE.


Nessa batalha, dá Firefox de 10 x 1! :D


# Chrome 6 vs IE 9



Visualmente são quase idênticos, como já citamos varias vezes nesse especial. O Chrome continua na frente por alguns motivos: É mais rápido, tem menos bugs e é mais fácil de usar e configurar. Sem dizer que também tem várias extensões e temas disponíveis para uma melhor personalização. Entre IE e Chrome, eu escolheria o Chrome!


* Conclusão




Como já disse no começo, tudo previsível, sem nenhuma inovação. No que poderia ter sido arrojado, pioneiro: não foi. A Microsoft não quis correr riscos e apenas fez seu browser ficar mais moderno e com condições de enfrentar seus adversários.


Volto a repetir: Só quem nunca usou o Chrome, o Firefox e o Opera que irá ficar espantado com as modificações.


Mas nem tudo é fútil. O mesmo melhorou, o que é uma boa noticia para todos, mas eu continuo usando o Firefox como browser padrão. :P


* Download


Versão Beta 1 para Windows 7, clique aqui

Versão Beta 1 para Windows Vista, clique aqui.

Se você tem o Windows XP ... vai ter que ficar no IE8 =P

2 comentários:

Anônimo disse...

O Orkut novo não entra no IE9.

Casper disse...

Aqui funciona sem problemas.

Tive alguns problemas com sites específicos, resolvi eles ao remover o cookies e cache armazenados. Talvez seja isso ou algum app no seu orkut realmente não abre no IE9.

Obrigado pelo comentário!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.