Atualização

sexta-feira, 12 de março de 2010

[dica] Servidor de Desenvolvimento web para estudantes ...


Tela de configuração do easyPHP, uma implementação rápida e fácil de desenvolvimento web para estudantes

Você, caro nerd que entra todo feliz no curso do Ciência da Computação, achando que finalmente vai sair desenvolvendo games em DirectX, mexendo avançadamente e linux, enfim, um daqueles hacker fodão que aparece em filmes americanos, ou seja, um profissional completo. Claro, nos EUA vc sai de um curso de ciência da computação muito bem preparado, mas no Brasil ...

Se vc está na metade do curso de ciência da computação já se sabe que não funciona assim e já se decepcionou, A maioria das faculdades "introduzem" o nerd ao mundo da programação usando Pascal ou Prolog, e depois de algum tempo, Tome Java, php, python :P


Professores de faculdade costumam ser cruéis, iniciam a matéria de java, php ou python e nem ao menos explica para os alunos que vc para desenvolver em java por exemplo, precisa ter o framework completo do java instalado na maquina (JDK), e que para rodar PHP e JSP vc precisa de um servidor, instalado e configurado.


Pobre estudante, só tem duas saída, ou tenta usar o IIS (e logo desiste por que ele é limitado) ou tenta instalar o Apache.


Semana passada falamos do Apache, e choveu visitas, principalmente de pessoas querendo rodar apache+php ou apache+tomcat ou apache+python (segundo o google analytics e woopra).


Como eu também já pastei bastante para rodar esses dito cujos, falarei de maneiras fáceis de rodar os mesmos, sem ter que ler aqueles tutoriais chatos que existem por aí.


* PHP: easy PHP


Eu tive que aprender na marra a configurar o apache+php+mysql manualmente, principalmente no linux, onde vc tem que compilar tudo, e baixar centenas de pacotes para rodar o servidor. Tempos depois, apareceu um pacote bacana, o Easy PHP.


Se vc tiver quer aprender php, mas não tem saco de aprender como configurar o mesmo, é só baixa-lo, instala-lo e pronto.


Você terá um servidor básico para rodar seus algoritmos e sites, e até mesmo poder instalar alguns programas em php como o Wordpress ou joomla, já que o mesmo vem com uma versão básica do mysql.


Agora, lembre-se de desativa-lo quando vc não tiver usando, pois, é uma potencial falha de segurança. E esse pacote, é apenas para desenvolvimento. Usá-lo para implementar um servidor de verdade, é furada!


Para baixar, clique aqui.


* Java: Apache Tomcat


Se o seu problema é java, é mais fácil ainda, simplesmente baixe o apache tomcat que não precisa de instalação, é dezipar o negócio, rodar o startup.bat e pronto.


Agora, além de ter a maquina virtual java comum instalada (clique aqui), você terá que ter no minimo, o pacote básico de desenvolvimento para java, que nós o chamamos de JDK SE. E se vc quiser desenvolver aplicativos mais complexos e grandes, vai ter que ter o pacote completo de desenvolvimento, o JDK EE e para aplicativos para celulares, o JDK ME.


Se vc tem uma maquina nova e moderna, instale os três de uma vez só e vc passará o curso de ciência da computação sem precisar instalar mais nada no seu computador, é só clicar nos links, JDK SE | JDK EE | JDK ME. A instalação é simples e sem segredos.


Assim como o easyPHP, o tomcat básico e apenas para desenvolvimento, para rodar em servidores para valer, na página do oficial do tomcat, vc encontra o framework para instala-lo a uma versão estável do apache.


Para baixar o tomcat, clique aqui.


* Pyton: modpython

O python e bem menos utilizado para aprendizagem, mas vira e mexe aparece por aí, e ao não existe uma solução extremamente fácil para rodar o python, ao contrário o ruby por exemplo.


O modpython é uma das soluções mais basica existente para o python. Claro, vc tem que ter o pythom instalado, e instalar o mod manualmente no apache.


Recomendo vc instalar o easyPHP e depois alterar o arquivo httpd.conf manualmente do apache. Nesse tutorial do site
Php Avançado explica como proceder a instalação, que apesar de alterar arquivos manualmente, é fácil de se fazer.


A instalação desses ambientes é simples, agora, como já falei, é apenas para vc ter como programar e testar seus scripts, e nada mais, se for para fazer um servidor dedicado para valer, existe muita coisa boa na internet, tutoriais muito mais elaborados. Portanto, divirta-se, e qualquer dúvida, deixe nos comentário :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.