Atualização

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

[especial] Google Wave


Tela principal do Wave no Google Chrome OS alpha (clique para ampliar)


Demorou! Eu sei, mais antes tarde do que nunca. Uma visão básica, porém critica do Google Wave. Aproveite! 


O Google quando lançou o Wave disse que o mesmo seria o email do futuro, bom, a grande maioria das pessoas que ganharam o convite para usá-lo não acharam utilidade para o mesmo, e muita gente não entendeu como o mesmo funciona. Tem gente que acha que o mesmo foi um tiro no escuro e que não vai emplacar!

É esquisito, porém, quando o Google lançou o wave, tb não sabia como os usuários iriam utiliza-lo. O resultado é que nesses poucos meses de existência, os poucos usuários que conseguiram se adaptar ao serviço, o utilizam com concentrador, um agregador básico a vários serviços.

O Wave e seus poucos aplicativos, robôs e gadgets ainda estão em estágio Alpha de desenvolvimento (ou seja, é um protótipo bem primitivo), sendo assim, sobram bugs e é ainda um serviço lento se comparar com o restante dos serviços do google. Só tem em inglês e não existe interface de configuração/personalização, ou seja, pelo menos por enquanto, vc precisa aprender a usá-lo na raça!

Apesar de ser o email do futuro, até a agora o Wave não se integra ao email do passado. Não dá para enviar emails pelo wave, pelo menos não da maneira convencional. Tem que usar algum robô, extensão ou gadget para isso.

O serviço só tem o básico do básico do básico, portanto ao ler esse especial ou quando entrar no wave pela primeira vez, não se decepcione, é pq tem pouca coisa mesmo!

Bom, vou descrever agora as poucas funcionalidades que o mesmo tem: 

* Tela principal (única)



A tela principal vc já deve ter visto ela em um monte de site por aí. O que mais chama atenção é que por enquanto, SÓ existe ela, tudo no wave, vc não precisa carregar outra página inteira, é tudo feito na tela principal, que podemos chamar tranquilamente de Tela mãe!

A tela mãe é divida em três colunas verticais, a menor e mais a esquerda tem duas janelas, a de Navegação, onde tem as pastas, assim como o Gmail, e a de contatos, onde vc visualiza todos os contatos que vc tem no wave, incluindo Bots e algumas vezes, extensões.

A Segunda coluna é onde aparece o conteúdo das pastas, como se fosse o outlook, com algumas diferenças, por exemplo, a exibição dos avatares dos contatos nas ondas.

E a ultima coluna mais a direita é onde vc visualiza uma wave. A principio, pode ter qualquer coisa na wave. Assim como um email, ao criar uma wave vc precisa inserir os contatos que vão visualiza-la. Só que ao invés de email, uma wave se assemelha muito a aqueles fóruns mais antigos, onde as msg são empilhadas a ultima sempre está no final.  

* Sem configuração

 
A clicar em "Settings" na navegação. Será exibido duas waves de configuração, a wave de configuração não existe, como vcs podem ver a acima, ainda está em construção. Vc apenas consegue configurar a wave de extensões. Oficialmente tem pouquissimas extensões, por exemplo, nessa tela vc consegue apenas ver uma extensão do Maps e um jogo de Sudoku. Navegando pelo appstore do sandbox do google, vc acha outras coisas, que tb não funcionam do jeito que deveria.


* Robôs (Bots)
 

O Bots são aplicativos "disfarçados" de contatos. Por exemplo, o Tweety é um robô do Twitter no wave, como vc podem ver na imagem, ele está "gerenciando" o meu twitter como se fosse uma wave.

Existe robôs para o MSN, para Facebook, para o orkut, para o flickr. Enfim é só procurar no google que vc vai achar. Os robôs são bons apenas para postar algo, principalmente texto. E mesmo assim, ainda peca bastante, como o Tweety por exemplo, ele simplesmente descarta mensagens com mais de 140 caracteres e nem te avisa.

Os Bots tb demoram para atualizar, no Tweety por exemplo, sempre são três dias de atraso. Um delay grande tb afeta o msn, que se torna praticamente inviável! 

*Adicionando contatos


 
Se vc não tiver contatos no wave, esquece, o serviço é inútil. Vai ver é por isso que muita gente não gostou.

Acima vc ver a tela de adição de contatos. Bem básica. Só um detalhe, apenas que tem conta no wave ou um bot pode ser adicionado. Se vc quer que seus amigos na lista, terá que convida-los. 

* Gadgets
 
Bom, se vc não achar robôs ou acha os mesmo muito simples, pode procurar por gagets, que pode ser em flash ou xml, por exemplo, na imagem acima, estou usando o TwitterGadget, que é muito mais completo que o Tweety. 

* "Desktop"
 
A imagem final, diz muita coisa do futuro do wave e pq não, do próprio Chrome OS. Todas as janelas do Wave pode ser minimizada, maximizadas e algumas fechadas. Sendo assim a página em si não deixa de ser uma área de trabalho. Se vc pensar que o Chrome OS não terá "Desktop", ter um ambiente assim no browser será uma mão na roda. 

Conclusão.

A idéia é boa, mas parece que ninguem assimilou direito o que ela é ou pretende ser, por enquanto, as pessoas a usam como acha que deve. Vai ver que essa seja mesmo a ideia.

É um produto que ainda não foi desenvolvido. Portanto, se vc não tem muita paciência com programadores, esqueça o wave por enquanto. Será mais proveitoso para vc conseguir um convite do Orkut do que do Wave!

Se vc ficou com gostinho de "quero mais", saiba que eu tb fiquei. Mesmo assim, semana que vem, um bom especial sobre o Office 2010! Não preca!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.