Atualização

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Supercomputadores para os cientistas já!


O Tesla foi o primeiro dos supercomputadores pessoais, e mercado para esse tipo de equipamento é grande!

" Durante décadas, os supercomputadores do mundo foram propriedade rigidamente protegida de universidades e governos. Mas o que aconteceria se pessoas comuns pudessem colocar as mãos em um? O preço dos supercomputadores está caindo rapidamente, em parte porque eles são muitas vezes construídos com as mesmas peças encontradas nos PCs, como deixou claro uma conferência de supercomputação ocorrida em Portland, nos Estados Unidos, na semana passada. Praticamente qualquer organização com alguns milhões de dólares já pode comprar ou montar uma máquina de ponta. "   

Fonte:Terra Tecnologia (ler especial na integra)

Esqueceremos o Brasil, aqui, um netbook vagabundo de 300 doláres custa quase 1200 reais, la nos EUA e outras economias mais abertas, o preço dessas maquinas que hj em dia não são tão grandes, que as vezes pode ser do tamanho de um frigobar avantajado ou um freezer pequeno, estão ficando baratos.

Não só pequenas empresas mais profissionais ou mesmo cientistas já podem vender seus carros e dar entrada ou até comprar seu supercomputador. Isso é bacana, só para vc terem uma ideia, a Petrobras na década de 1980 queria adquirir um supercomputador da IBM para fins de engenharia e o exercito americano na época vetou a compra, alegando que era perigoso o uso mal intencionado a fim de produzir armas nucleares :P

Hj supercomputadores podem ser montados e comparados livremente, claro, custam caro, mas se tiver dinheiro, vc pode ter uma maravilha tecnologia em sua casa.

Claro, supercomputadores não é para ser usado como um PC normal, vc não usaria TeraFlops de processamento para ver orkut,msn, twitter e emails, um supercomputador tem um gasto grande de energia, então sua conta de luz viria alta demais. Supercomputadores definitivamente por enquanto, ainda não é para nós, mortais, contete-se com um Core i7 da vida XD

O que cientistas americanos defende é que eles próprios comprem essas maquinas para conseguirem fazer suas próprias pesquisas sem precisar alugar tempo num supercomputador de grande data centers, o que é caro, então a estratégia seria esses cientistas criarem um VPN entre seus "micro" supercomputadores, onde um ajudava no processamento de dados do outro, completamente de gratis. Algo como o projeto SETI.

Eu apoio essa ideia, se isso sair o papel, não só cientistas mais designer e programadores bem de vida vão fatalmente aparecer com animações e games melhores. Vc já deve ter se perguntado pq não vemos muitos games em 3D gratuitos ou opensource por aí, a resposta é simples, não é só programar, mas compilar um jogo muito complexo leva tempo.

Para vcs terem uma ideia, aquela animação simples do foguete que eu fiz (clique aqui) levou quase 6 dias para ficar pronta, usando um processador de 2,8 Ghz Dual Core. Se fosse algo muito mais sofisticado, teria levados meses para ficar pronto!

Só apenas um problema se os supercomputadores se popularizar, seria o aumento expressivo de gases poluentes na atmosfera, já que alem da energia gasta, cada um praticamente tem uma geladeira interna para refrigerar! São os males da tecnologia :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.