Atualização

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sistemas padronizados para robô, boa ideia!



Fazer um robô nos dias de hj, ainda dá trabalho ... Foto:
UNOESC
***

" Embora os robôs e autômatos estejam cada vez mais presentes, no estágio atual são todos incompatíveis entre si. Todavia, pesquisadores já falam em criar um conjunto de software padrão para que produtos de diferentes fabricantes possam "se entender". "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na integra)

Fazer um robô, por mais simples que seja, ainda é um desafio, claro, nos dias de hj é possível improvisar plataformas para o "cérebro" do robô, como utilizar celulares com java por exemplo, já vi um braço robótico que era comando por um celular comum, e os comandos eram enviados por SMS, e interpretados por um programa em java que passava as ordem para o computador do braço e o mesmo se movia.

Já passou da hora de ter um padronização aberta para a robótica, como existe com a web e com o linux, algo que qualquer engenheiro ou cientista da computação possa estudar, e quando precisar, desenvolver o seu robô com mais rapidez e segurança, assim como hj podemos fazer um site ou uma distro linux.


E digo mais, o mercado da robótica só não é maior e melhor por falta de padronização, grandes montadoras de automóveis desenvolveram sua robótica, e vendem e aluga essa tecnologia a preços altíssimos, são poucas empresas que podem contar com isso, a menos que ela própria desenvolva a sua tecnologia. É um mercado promissor, e que precisa sim, de uma padronização aberta.


E queira ou não, a robótica vai um dia se popularizar, e um padrão vai ter que ser feito, pq não fazer um padrão aberto, vai nos deixar mais vulnerareis, como hj com o PC; a computação pessoal com a IBM/Microsoft, Comodore e Apple na década de 80 foi uma batalha, o Windows venceu, e hj temos um padrão proprietário,ou seja, senão aparecer um padrão aberto, vai aparecer um padrão proprietário! Assistiram o filme "Eu, robô", pode ser ficção, mas uma situação daquela pode sim ser verdadeira nas próximas décadas :P


Então, linuxistas e amantes do open source, pq vcs não tomam a iniciativa e não adapta o linux para ser o futuro da robótica?A chance é agora!!!

Atenção: Algumas pessoas entraram em contato comigo para saber mais sobre o robô da foto ou então do robô controlado por celular, até deixando seus números de telefone nos comentários (comentários esses que eu não aprovei. Vai que no futuro o cara receba um monte de trote e ponha a culpa em mim =P ). Infelizmente esses projetos NÃO são meus e também não conheço o pessoal que os construiu. OK?!?

O robô da foto foi construído pelo pessoal da UNOESC em Santa Catarina enquanto esse robô do celular foi numa exposição que teve na minha facul com alunos da engenharia. Li e reli o texto, e apesar de não encontrar nada no mesmo que indicasse a autoria dos robôs, peço desculpas as pessoas que não interpretaram corretamente a proposta do post.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.