Atualização

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

DNA em chips e outras coisas ...


Nós somos eles, eles somos nós ...

" A IBM está estudando a peça básica de construção de nossos corpos - o DNA - como possível estrutura para microchips de próxima geração. À medida que os fabricantes de chips concorrem para desenvolver chips cada vez menores e a preços mais baixos, os projetistas enfrentam dificuldades para reduzir custos. "

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na integra)

DNA em um chip, isso já não é mais um absurdo a muito tempo, pois para quem não sabe, a IBM é uma das principais patrocinadoras do projeto Genoma, depois de ter sido derrotada pela Microsoft e pela Apple, a Big Blue reformulou-se e vem desenvolvendo a "computação orgânica" em centros distantes do ocidente, como na Índia.

Por outro lado, o M.I.T e outras universidades americanas, a obsessão é a computação quântica, onde ao invés do silício, os chips seria um plasma de partículas quânticas, a escala de processamento e de armazenamento não só multiplicaria em bilhões de vezes, mas como o conceito de bits e bytes seriam alterados, já que poderia usarmos o sistema decimal ao invés do binário, as possibilidades aumentaria infinitamente!


O Google aposta na computação em nuvem, onde os chips para o usuários seria uma preocupação a menos, já que tudo estaria na nuvem. Tudo mesmo.


E os europeus e japoneses estão apostando em Inteligência Artificial, maquinas e robôs mais inteligentes, que nos sirvam melhor, que tem uma interação mais amigável que um monte de ícones numa tela.


Seja lá qual delas saia a vencedora no futuro, a computação como a gente conhece está condenada. Preparem-se, num futuro não tão distante, vc pode ser o computador, ou o computador pode ser vc, tanto faz :P


Apenas para observação, enquanto todos, EUA, Europa, os Emergentes e os tigres asiáticos tem projetos de tecnologia tão avançados e bacanas, o Brasil tem como tecnologia avançada perfuração de petróleo no pré-sal. Não que seja importante, mas se o governo elege isso como a máxima da tecnologia brasileira, é decepcionante, ainda mais como cientista acho que estamos jogando fora oportunidades. Petróleo? Para vcs verem como nossa mentalidade ainda está no século 20. Estamos atrasado, pelo menos uns 70 anos, espero eu que o dinheiro do pré sal, seja usado para tirar esse atraso. Mas não fique triste, nossos vizinhos como a Venezuela está séculos atrasada, pelo menos, serve de consolo :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.