Atualização

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

[especial] Testando o Windows 7 Beta 1 - parte 1 ...



Chaos MenuGames II Beta 10 em execução no Windows 7 Beta 1 (clique nas imagems para ampliar)

Pela primeira vez consegui ter acesso pleno a uma versão Beta do Windows, não é apenas pq a M$ liberou o mesmo em Beta publico, mas essa é a primeira vez que tenho uma maquina e uma conexão para internet que possibilitou a instalação de uma versão Beta do Windows e sem restrições de uso.

Tem muitas novidades no windows 7, apesar de internamente o mesmo ainda ser o famigerado Windows Vista, já existe melhorias visíveis no Sistema. Como são muitas coisas para comentar, vou relatar essa experiencia em três posts. Se vc tem alguma sugestão do que posso explorar e contar para vcs, mandem, e mandem rápido, o Beta expira em 15 dias :P

Ambiente de Testes

Eu ainda não usei o Win7 B1 em uma maquina real ... Assim que baixei e depois de ler os requisitos minimos e a total instabilidade do sistema relatado por outros que tb usaram, decidi instala-lo em um maquina virtual, afinal, minha instalação do Windows XP já está "sub-judice", não posso mais ficar reinstalando o mesmo na hora que bem entende (toda vez que instalar daqui em diante, preciso ativa-lo manualmente via telefone da M$).

Tentei usar o VirtualBox 2.1, não deu certo, alias, a versão 2.1 do VirtualBox é instavel, travou até mesmo ao executar o Windows 98. Tentei usar o Microsoft Virtual PC, mas a mesma dava erro de estouro de memória toda vez que a instalação do Win7 subia ... tentei usar o Qemu, tb em vão, estava quase desistindo, quando tentei o VMWare WorkStation 6.5!

O VMWare tb dava erro de estouro de memória, mas ao contrario do virtualizador da Microsoft, usei alguns comandos obscuro altamente não recomendado pelo fabricante, assim, consegui criar uma maquina virtual com 512 MB de RAM paginada na memória virtual real do Windows XP, foi uma forma dolorosamente lenta, a instalação do Windows 7 carregou e ficou um dia inteiro para instalar e configurar na maquina virtual.

Uma vez terminada a instalação, retirei as diretivas obscuras do VMWare e deixei a maquina virtual rodar com 272 MB de RAM real, para minha surpresa, o Windows 7 carregou, isso mesmo, o Windows 7 carregou com 272 MB de RAM, não acredita, veja a imagem abaixo.


Não cheguei a usar o índice de experiencia, mas ele rodou com 272 MB de memória

Também fiquei pasmo, já que por baixo, na verdade é o Windows Vista Ultimate, e o WinVista Ultimate não roda com 272 MB de RAM. É uma avanço imenso, afinal o Vista deixa qualquer maquina uma carroça, e precisa de 1 GB para "rodar tranquilo", ou seja, nesse primeiro momento, a M$ quer deixa-lo mais acessível, visando é claro, maquinas com XP

Claro, o desempenho eu não posso avaliar, ficou lento, mas deu para mexer e fuçar bastante, claro, algumas extravagancias como carregar o Paciência Spider e o Chess fez a maquina virtual travar, mas, fazer o que XD

Mesmo assim, se sua maquina real tem 256 MB de RAM não vai conseguir instalar, só consegui pq "enganei" o instalador numa maquina virtual. Minha maquina real tem 512 MB, o minimo necessário.

Bom vamos ao teste propriamente dito, fiz o teste seguindo critérios próprios e até de modo aleatório, tentei simular ao máximo um dia de trabalho de um usuário leigo, afinal, esse é o publico alvo do Win7

Instalação

A instalação é parecida com a do Windows Vista, se vc instalou o windows vista antes não vai se assustar com a instalação do Windows 7, alias, o Windows 7 se apresenda como "Windows 7 Ultimate" e numero real da versão é 6.1.7000 , ou seja, o que eu testei na verdade é tecnicamente ainda o Windows Vista.

Screens da Instalação

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Como já disse, por causa da paginação, a instalação foi lenta, muito lenta e deixou o computador lento, só consegui fazer screen quando o setup estava em pausa, como nos dois screens, se vc já instalou o Vista, vai perceber que até agora, a M$ não mudou muito o jeito de instalar. A primeira screen é para selecionar o horário e o fuso e a segunda tela é a finalização do processo de instalação.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Na configuração final dos itens do destkop, surge essa tela, um resticio do Windows 98 que persiste em ficar. Deve ser por que é funcional, ou por preguiça do pessoal da M$ ...

Curiosidade: O Win7 precisa de duas partições para instalar, uma que irá os "arquivos de sistema" (kernel) de 200 MB e outra com no minimo de 16 GB (apesar de quando instalado só preencher 6 GB). A partição de sistema não é acessada diretamente pelo usuário, ou seja, apenas usando artimanhas ou outro SO é possivel saber o que há nessa partição de sistema.

Boot/Login

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us


A tela de boot assim como no windows vista começa preta e do nada, aparece a marca do windows, porém ao invés de simplesmente aparecer, no windows 7, uma pequena animação com bolinhas coloridas se chocando formando o flamegante logo, que fica piscando, como a primeira imagem mostra.

A Segunda imagem é quando vc inicia pela primeira vez, o logo some, aparece a mensagem "Setup is preparing computer for first use" (preparando o computador para primeira vez). Depois dessa tela, vem aquele assistente de criação de uma conta de usuário e de inserir o Serial Key (no meu caso, o Serial foi expedido pela propria M$, já que eu me cadastrei no site de testes).


Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us


A tela de login é igual a do Windows Vista, muda apenas a imagem de fundo e a disposição de alguns botões, como vc pode ver nas imagens acima

Desktop

Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Há algumas novidades no Desktop, uma delas vc pode ver na imagem acima, as pastas abertas se agrupam no item rápido do Windows Explorer, ao invés de criar um espaço na barra de tarefas como acontece com o XP.

Não sei se vcs perceberam, na barra de título de cada janela, do lado do botão minimizar tem um link "Send Feedback", esse link abre um programa de envio de comentário , é uma espécie de bugtracker.

Alias, o que mais mudou foi a barra de tarefas, além de não existir mais textos das janelas e aplicativos ela ganhou alguns efeitos, vou mostrar mais nos próximos posts.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us

A personalização do desktop também teve alterações, vc pode mudar o temas e sua cores, como vc pode ver pela primeira imagem, particularmente prefiro o Basico com as cores padrão, isso é algo que deverá mudar a medida que a M$ for completando o desenvolvimento.

A tela de alterações de resolução tb foi alterada, foi uma mudança estética, porém ficou melhor que a do Windows Vista.

Menu Iniciar/Windows Explorer

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us


A primeira imagem mostra o menu iniciar, com praticamente nenhuma alteração com o do Vista, a segunda imagem é o "Meu Computador", é semelhante a do vista, mas com alterações estéticas, principalmente na barra esquerda de navegação entre as pastas, a terceira imagem é (ou era) a aquela janelinha de finalizar tarefa, como vc pode ver, o explorer vira e mexe trava, principalmente quando vc tenta desligar o windows.

Tem outras novidades no Windows Explorer, que vou deixar para mostrar no próximo post (e se a MV não travar)

Windows Media Player 12


Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us

O Media Player 12 mudou, e por enquanto, mudou para pior, além de danificar mp3, teve o visual alterado, e por enquanto, ficou feio, como vcs podem ver na imagem 1. Além de feito, ficou pesado e lento, a maquina virtual travou 3 vezes ao tentar executar um filme, só aceitou quando o video estava sem codificação, como mostra na imagem 2, parece que o novo Media Player é um dos programas que ainda estão inacabados.

Por enquanto, é só ... mais o teste ainda não terminou

Próximo post tem mais, ainda não consegui fazer a rede funcionar no Win7, queria demostrar o IE8, mas enfim, quem sabe até semana que vem eu não consiga. Se vc tem alguma curiosidade em determinada parte, deixa um comment que no próximo post eu respondo.

t+

PS: Devido ao novo layout, o link de comentário está agora na parte de cima do post, embaixo do título do post e não mais no rodapé. Teve pessoas que se confundiram e postaram o comentário em post errado XD

1 comentários:

Anônimo disse...

parabens pela iniciativa!
gostaria so de saber se a restauraçao do sistema continua alem de saber se viram aplicativos extras ou se teve mudanças nos basicos como o Paint,Visualizador de Imagem do Windows etc

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.