Atualização

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

5 anos depois, e o VLS ainda não saiu do chão ...



Fogute VLS1-V03 antes de explodir na base matando 21 pessoas ... foto IAE

Nesses ultimos dias via msn, algumas pessoas ao ver a minha animação do Fogute comentaram sobre espaço e programa espacial (eles sabem que sou louco por assuntos aero-espaciais), e depois conversando com um colega de trabalho apareceu o assunto, por onde anda o foguete brasileiro de lançamento de satélites?

O infame (infelizmente) VLS anda como todos os outros projetos do governo. Lento, bem lento, quase parando :P

Segundo a própria FAB, o projeto foi refeito e novas peças e procedimentos de segurança foram implementados, nesses ultimos dias, eles testaram um dos estágios principais do foguete em solo e o mesmo foi bem sucedido. Segundo os mesmos, eles vão testar todos os estágios do foguete separadamente antes de montar um foguete completo.

Um lançamento completo está marcado para 2012, coisa que acho dificil de acontecer.

Quando o Brasil começou o projeto do VLS em 1980, três paises, China, India e Japão não tinha nada de tecnlogia espacial, o Brasil, por incrivel que pareça, era a 4ª potencia espacial, atrás dos EUA(NASA), URSS e o CERN (ESA).

Hoje, a india e o japão, além de terem seus proprios lançadores (que foram baseados no VLS), eles tem seus próprios misseis balisticos intercontinentais, e a China nem precisa dizer, já tem até nave tripulada e planos para pisar na lua em 2014 ... ano que provavelmente, se Deus permitir, é quando um VLS vai voar ... decepcionante.

Esses paises investiram menos que o brasil nessa area nesses 30 anos (com excessão dos EUA), e então, o que explica esse atraso?

Simples, ao invés de deixar o programa espacial numa organização mais autonoma (como o INPE), o governo centralizou para as forças armadas e para esfera federal. Resultado, aspones e corruptos (que redundancia) passaram a mão na verba e o projeto sucateou.

A idéia de um foguete que usa 100% de combustivel sólido apareceu com o VLS, e se o projeto fosse bem planejado e executado, o mesmo poderia torna um marco na história dos foguetes, mas com tantos fracassos que o VLS teve, essa tecnologia hj é desprezada pela maioria da comunidade cientifica.

Espero um dia ver o VLS levar um satélite brasileiro, ter esta tecnologia é vital para o desenvolvimento tecnológico, mas, se o projeto do VLS fosse menos atralado ao funcionalismo publico e a politica, esse fogute poderia ter levantado vôo faz tempo, e quem sabe, 21 pessoas não precisaria ter morrido ...


1 comentários:

Anônimo disse...

Nao conheço muito bem o projeto infelizmente ele como o autor do blog diz esta atrelado a Politica e sabemos o que significa a palavra Politica em nosso pais ultimamente

Acredito mais no voo do Foguete do Youtube que nesse da foto XD

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.