Atualização

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Eleições com linux ...

"SÃO PAULO - TSE terá 100% das urnas eletrônicas rodando Linux nestas eleições. Algumas cidades vão testar biometria.

As urnas eletrônicas que serão usadas no pleito de 2008, que escolhe os novos prefeitos e vereadores de todo o Brasil, inauguram o uso de sistema operacional Linux e, em três municípios escolhidos para teste, também o recurso da biometria para identificação do eleitor.

As iniciativas fazem parte da estratégia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de "melhorar a segurança e a transparência do processo", segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE.

Segundo Janino, em entrevista à Reuters, "há várias campanhas no sentido de macular esse processo", mas, nos 12 anos em que o Brasil se utiliza de urnas eletrônicas, "nenhuma fraude foi comprovada", afirmou.

A decisão de substituir os sistemas operacionais VirtuOS e Windows CE pelo Linux em 100 por cento das 480 mil urnas do país terá três vantagens ..."

Fonte: Info (ler matéria)

Pode ter certeza que o indice de "quebras" de urnas eletronicas será menor que dos anos anteriores. Quando as urnas usavam WinCE tinha um alto indice de travamentos, melhorou com virtuOS e pode melhorar muitos com linux, além de melhorar e muito a segurança do dispositivo.

As nossas urnas eletrônicas são as mais seguras do mundo hoje, mas está um pouco defasada em alguns aspectos:

- No Hardware:

* Aindam usam os disquetes, meio não muito confiavel, nada que um cartão de memória flash de 16 MB não pudesse resolver,mas não poderia ser qualquer tipo de cartão, como esse que se usa nas cameras e celulares ou pen drives, tem que ter um slot criado e um driver de tecnolgia restrita feito especialmente para isso, onde apenas o TSE tenha acesso. Isso pq vira e mexe tem denucia de disquetes roubados das urnas, e um disquete ou pen driver pode ser lido em qualquer ligar ...

* Ao invés de hds convencionais, hds do tipo flash, nada que um de 2GB ou 4GB possa dar conta do recado, com esse tipo de hd a urna fica mais resitente e pode ser levada a lugares mais distante e chegar são e salva.

* Um LCD colorido com resolução melhor.

- No software

* Uma organização melhor dos itens na tela

* O uso de uma criptografia mais elaborada.

Com o Tempo isso irá se ajustar, nosso sistema de votação não é perfeito mais dá inveja a outros paises.

PS: Mudei o Tema do Vox, mas não utilizei um tema padrão do Blogger e sim um template que achei na "nuvem" (como a revista info passou a chamar a Web). Fiz umas adatações e o mesmo parece que respondeu bem aos browsers.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.