Atualização

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Acelera ...

"SÃO PAULO - Europeus testam amanhã acelerador de partículas que consumiu US$ 8 bilhões ao longo de 12 anos.

Um consórcio europeu de países vai testar, nesta quarta-feira (10), seu mais ambicioso projeto de tecnologia dos últimos 20 anos, um acelerador de partículas com 27 quilômetros de extensão. "

Fonte: Info online (ler matéria na integra)

O CERN vem a mais de 30 anos causando polêmica por causa deste acelerador de particulas, os caras já foram processados varias vezes e por pouco a obra do LHC não foi embargada nos anos noventa.

Bom, existe o risco do mundo ser engolido por um buraco negro primordial ou se desintegrado com matéria estanha e anti-matéria, existe sim, mas é um risco que vale apena correr.

Afinal, já foram detonadas mais de 300 aterfatos nucelares (entre bombas atômicas, bombas de hidrogênio e bomba de neutrons) durante a guerra fria e nenhum buraco negro se abriu e engoliu o mundo, e olha, que durante a explosão atômica protons se chocam violentamente , e sem nenhum controle (ao contrario do LHC)

E até prefiro que o mundo acabe em 15 segundo sem eu perceber que numa guerra sangrenta com sofrimento prolongado. :P

Deixando o apocalipse de lado, o CERN montou uma dos maiores clusters de processamento do mundo, deixando para trás grandes nomes como a NASA por exemplo (boa parte da tecnologia da nasa é desenvolvida pelo CERN).

Chega a quase 125 mil maquinas (de servidores até mainframes) colaborando para processar mais de 1 PB (petabyte = 1024 terabytes) de informação, onde 60 mil maquinas estão no próprio CERN e custou 10 Bilhões. E mesmo assim, cogita em abrir dados para terceiros processarem.Se eu tivesse 5% dessa capacidade de processamento, não estaria rico, mais teria muitos anos tranquilo financeiramente :D

Essas experiências vão trazer muitos spin-off (tecnologias novas e emergêntes) além de um compreensão maior do universo em que vivemos, ao contrario da grande maioria que torce pro mundo acabar ,eu torço para as experiências darem certo ...

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.