Atualização

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Motorola vai dar trabalho para o Google ...

Google Android na Motorola
 Se o Google quiser lucrar com a Motorola vai ter que "rebolá" ... 

" O Google disse nesta quinta-feira (4) que gastará quase US$ 340 milhões com cortes de postos de trabalho na Motorola Mobility e avisou que fará mais reestruturações. "A Motorola continuou a refinar o plano de reestruturação e agora pretende ampliá-lo para incluir mais regiões fora dos Estados Unidos", afirmou o Google. (...) " 
 Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

Há mais de um ano quando o Google anunciou a compra da Motorola a grande dúvida na época era se o Google iria utilizar a Moto como um bote salva vidas de patentes ou se iria fechar o Android. Hoje temos uma visão mais completa da estratégia por trás da compra da Moto, e tudo indica que o Google não vai fazer nenhumas das hipóteses mencionadas acima, a estratégia parece ser outra: Usar a Moto como padrão para dispositivos Android, porém, mantendo o modelo de negócio já estabelecido.

O problema é que nesta estratégia a Moto precisa dar lucro. Parece óbvio demais, mas não é. 

Se fosse por causa apenas das patentes, bastaria o Google vender as fabricas e as PD de hardware e software, dividia a Moto em duas ou três e voalá, ficava apenas com as propriedades intelectuais, a venda dos ativos restantes com certeza seria um grande incentivo para o time que cuida do Android, que com certeza teria mais liberdade de desenvolvimento com as patentes e mais grana disponível para investimentos.

E se fosse adotar o modelo fechado da Apple, simplesmente mandava boa parte dos funcionários embora, vendia a parte de Hardware e terceirizava a produção para uma das Foxconns da vida.

Agora, o que o Google está fazendo, demitindo um pouco dos empregos e investindo pesado em sua subsidiária deixa claro que a empresa está apostando na sua maior subsidiária, e pretende manter a estrutura essencial da Moto, portanto, parece que a estratégia é simples; Manter o modelo de negócios do Android como ele é atualmente e fazer da Moto uma espécie de porto seguro da plataforma, onde os consumidores pode escolher comprar da Samsung, LG, HTC e etc ou comprar do próprio Google.

Trilhando por este caminho, o Google vai ter que trabalhar muito para reestruturar a Moto que antes da compra anda mal das pernas. Não vão apenas ter trabalho, mas vão gastar tempo e dinheiro neste plano, e apesar do desafio, acredito que a longo prazo esta é uma boa estratégia.

Esta estratégia que o Google está fazendo parece ser a mesma da Microsoft, só que com consequências bem diferentes. Porém, isto é para o próximo post que sai daqui a pouco :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.