Atualização

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

[especial] Firefox 16 beta 1

Mozilla Firefox 16.0 beta 1 no Windows 7
Mozilla Firefox 16.0b1 no Windows 7 SP1
 Nesta quinta-feira a Mozilla liberou para o público o primeiro beta da décima sexta versão do Firefox, e como é tradição, nós do Vox baixamos, testamos de escrevemos um post trazendo ás ultimas novidades que deverá aparecer na próxima versão do navegador da Mozilla. Divirta-se 

Obs: As imagens deste post estão em miniaturas para melhorar o carregamento da página, para visualizar as mesmas basta clicar nelas para abri-las em alta resolução.  

*Mudanças gerais 

Não houve mudanças visíveis para a grande maioria das pessoas, mas como sempre teve aprimoramentos internos interessantes. O que mais chamou a atenção, foi a adição do WebRTC, que fez o Firefox dar um salto na potuação do html5test.com, passando de 346 para 366 pontos. Apesar do RTC do Firefox 16 ainda não estar ativo e funcionando, esta funcionalidade quando for liberada de vez pela Mozilla vai permitir que sites usem o microfone e a webcam diretamente pelo browser sem precisar de nenhum plugin para isto. Talvez este seja o fim daquele péssimo plugin do Google Talk por exemplo :D

Outras mudanças no engine Gecko que merece destaque são: Animações em CSS3 estão melhores, pois foram adicionadas mais propriedades, um suporte inicial para os webapps (a funcionalidade principal do Firefox OS), o suporte a PDF que ainda continua desativado e oculto (talvez não seja liberado nesta versão, pois o mesmo ainda está com problemas, pelo menos quando o FF 16 estava no Aurora esta funcionalidade quando ativada não funcionava muito) e mais melhorias MemShirink, desta vez foi no motor de JS.

Para terminar, o Firefox 16 terá suporte completo com o VoiceOver do MacOS X, sem dúvida um ótima opção de acessibilidade para a plataforma Apple.

*Barra do desenvolvedor e o prompt de comando

Barra do desenvolvedor do Firefox 16.0

A Mozilla vem se esforçando para melhorar as ferramentas de desenvolvimento incluídas no Firefox, e a grande novidade visível desta versão é mais uma ferramenta para desenvolvedor com um nome direto: "Barra do Desenvolvedor".

Esta barra pode ser ativada pelo menu "Desenvolvedor web" no botão Firefox, e ao ser ativada, além de agregar as principais ferramentas (O Inspector, o Debbuger e o Console) trás um prompt de comando do console do Gecko com diversos comandos.

Lembrando que, apesar de todo este esforço, as ferramentas de desenvolvimento do Firefox ainda são bastante básicas se comparado com outros navegadores e até mesmo com o Firebug, a extensão mais amada pelos webdesigners e programadores web e que faz muitos ainda á utilizar o Firefox :P

*Opt-in for plugins - bloqueio da execução automática de plugins

Opt-in for plugins no Firefox 16.0 

Esta função demorou muito para aparecer,  para aqueles que querem ou precisam ter um controle rigido do quais e quandos plugins o navegador pode executar, esta função é essencial.

Quando ativada, o optin plugin não executa mais automaticamente os plugins (flash, java e etc) das páginas, ele pede confirmação para você sempre que uma página quiser executar um plugin.

Esta novidade apesar de ter algo visível, ela não está na UX do navegador e só pode ser ativada no about:config alterando para true a propriedade plugins.click_to_play 

*Desempenho

 

Nos últimos três testes, estamos notando um aumento de consumo de memória através de nossos testes, porém, ao contrário do que muita gente pensa, não houve perda de desempenho, muito pelo contrário, os travamentos e vazamentos em geral, ainda ocorre, porém são muito mais raros de acontecer, se comprarmos com o Firefox 4 por exemplo.

Neste teste não foi diferente, com nossas métricas de buteco, houve novamente um aumento de memória, porém, não senti nenhum problema de desempenho usando o navegador normalmente, a média do consumo de RAM em uma navegação comum no Firefox 16 está por volta de 270 MB, o que demonstra uma melhora significativa de outros testes que fizemos. Aliás, é isto que importa, o navegador ter um bom desempenho numa navegação típica!

Vamos ao números:

Memória de Trabalho Firefox 16.0b1 Firefox15.0b1
Inicio 33 MB (> 04 MB) 29 MB
Fim 93 MB (> 04 MB) 89 MB

A Memória de confirmação teve um aumento proporcional, o que dá para concluir que as alterações feitas nesta desta versão adicionou um leve peso nas tarefas normais do browser, que continuam imperceptíveis.
Memória de Confirmação Firefox 16.0b1 Firefox15.0b1
Inicio 40 MB (> 03 MB) 37 MB
Fim 102 MB (> 03 MB) 99 MB

Observação sobre o Firefox 15 e as extensões: Estou usando o Firefox 15 final desde domingo, e houve sim melhoras significativas no uso da memória quando você usa extensões. Nenhuma das 13 extensões que eu utilizo quebrou, ou seja, todas continuam funcionando normalmente (alias, faz tempo que uma extensão que uso para de funcionar ... se não me engano, a última vez que isto aconteceu comigo, foi no Firefox 6) e o consumo em média diminuiu em 35%. Hoje quando inicio o Firefox 15 final, ele consome por volta de 70 MB enquanto que antes ele abria com 105 MB.

Como eu posso repetir os testes?   

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam. 

*Conclusão 



Podemos concluir que está será mais uma versão morna do Firefox, porém, como desde o Firefox 15 as atualizações são silenciosas, dificilmente quando chegar 9 de outubro as pessoas vão perceber que o Firefox foi atualizado, isto é bom por um lado, que evita aquele desgate de atualizações a perder de vista, mas para quem acompanha, dá um certo desanimo.

Estamos há apenas 4 meses do fim de 2012, e boa partes das promessas que a Mozilla fez no roadmap de 2012 ainda não saíram do papel, um exemplo disso é o Firefox para o Metro do Windows 8 e uma versão específica para o WinRT, estão planejando e desenvolvendo a mais de 2 anos e por enquanto, só temos mockups.

No geral, a versão 16.0 parece manter todo o trabalho feito até aqui, pelo menos isto é um ponto positivo.

Se você quiser testar o Firefox 16.0, clique no botão abaixo (ou aqui) e divirta-se! 

Download Beta

PS: O Chaos MenuGames vem me sugando o pouco tempo que tenho, por isso o especial sobre o Windows 8 está atrasando. Estou pensando em dividir este especial em 2 posts. Semana que vem ou depois de eu terminar de resolver este problemas no CMG, o especial finalmente será publicado. Avisarei pelo twitter se algo der errado, blz? :(

1 comentários:

eu disse...

Otima materia no aguardo sobre o windows 8

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.