Atualização

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Facebook pode comprar o Opera browser ...

 

" O Facebook pode estar interessado em entrar na briga de navegadores. Segundo uma reportagem do site americano The Newxt Web, o Facebook está conseiderando comprar a empresa a Opera Software, responsável pelo browser de mesmo nome. Segundo o site, a Opera estaria conversando com potenciais compradores e a empresa congelou contratações. (...) "  

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Eu costumo dizer que o Opera é igual ao time do São Caetano aqui em São Paulo: todo mundo diz que gosta mas ninguém torce, no caso, pouca gente usa. Vejo muitos amigos de profissão que rasgam seda pelo Opera mas só usa o Chrome, irônico não?

Sempre fui sincero: Nunca gostei do Opera, de um tempo para cá o mesmo melhorou muito, mas em suas versões mais antiga (anteriores a 9) o mesmo era um browser muito chato de se usar, renderizava pouco, uns 30% dos sites que usava na época. Hoje funciona bem, tem um desempenho semelhante ao Firefox, ainda é um dos melhores browsers mobiles, mas ainda acho ele um browser confuso, desorganizado. Ao contrário de muita gente, sempre dou uma chance para o Opera, e até agora, por mais que tenha melhorado, ainda não me agradou.

Bom, se o Facebook comprar o Opera, pode dar um jeito de melhorá-lo ao ponto que possa competir com o Google Chrome, que agora é o líder, o cara a ser batido.Se acontecer, vai esquentar mais a guerra do browsers, dando folego a mais um concorrente, o que é bom.

Mas não vejo isto com bons olhos, primeiro por que o Opera perderia uma de suas principais virtudes, ser um browser independente, deixaria de ser um browser isento em alguns quesitos como privacidade de seus usuários (já não chega o google que utiliza nossas informações para exibir propagandas, se acha que o facebook não fará o mesmo?). Outra coisa seria uma reformulada não só no visual, mas na própria marca, ou seja, o Opera, pode deixar de ser Opera.

E por fim seria um embate entre Google e Facebook afim de decidir quem rouba e aproveita mais de seus usuários ... Quem seria o vencedor?

Quem sai prejudicado nesta briga de forma significativa é a Mozilla, que vai ter que lidar com mais um concorrente com muito marketing (por que o Opera é um concorrente do Firefox atualmente, só não tem marketing) e claro, indiretamente a Microsoft que a longo prazo poderia ver uma queda muito maior no IE.

Mas tudo isto por enquanto é só especulação. E você, o que acha de tudo isto? 

PS: Este mês de maio, onde o Vox faz 12 anos de existência não foi um dos melhores. Vamos ver se conseguimos recuperar o tempo perdido :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.