Atualização

quarta-feira, 21 de março de 2012

[dica] Reviva o visual clássico do Firefox


Esse aí é o Firefox 10.0.3ESR disfarçado de Firefox 3.6 (clique na imagem para ampliar). Não acredita, clique aqui!

A jornada do Firefox 3.6 e do visual clássico do Mozilla vai chegar ao fim no dia 24 de abril de 2012 quando toda a plataforma antiga da mozilla for finalmente descontinuada.

Conheço algumas pessoas que ainda não se adaptaram ao novo visual do Firefox e dos navegadores modernos em geral, bom, se você gosta da antiga interface do Firefox, saiba que com alguns cliques você pode fazer a versão atual do Firefox voltar a velha interface, confira:

* Restaurando características visuais.

1º Abra o Firefox e pressione ALT para a barra de menus aparecer (se você usa o windows xp não é necessário).

2º Vá no menu Exibir - Barra de Ferramentas e ative a Barra de menus
3º Logo em seguida volte no menu acima e ative também a Barra de Favoritos.
4º No mesmo menu acima, desmarque a opção "Abas no topo"

No final, a configuração das barras de ferramenta terão que ficar assim:




* Restaurando a barra de status


Instale a extensão Status-4-evar e reinicie o Firefox, ao reiniciar a barra de status clássic estará de volta. Se você quiser personalizá-la basta ir no Menu Ferramentas - Complementos - Extensões - Status-4-Evar - Opções.


* Restaurando os botões/ícones


Para restaurar o botões na barra de tarefas, basta voltar ao menu Exibir - Barra de Ferramentas e clicar em Personalizar. Os botões de atualizar e parar estão ocultos do lado direito da barra de endereço, basta clicar e arrastá-los para a parte esquerda junto com o botão de página inicial.


Se quiser restaurar os ícones dos botões existe dois temas que trás ícones parecidos com a versão anterior e são eles o Strata Toolbar icons e o Strata Reloaded (usado no screen acima). Se você preferir, não há necessidade de mudar os ícones já que os atuais ícones não são feios.


* Conclusão


Se você fez tudo certo, terá uma interface muito parecida com o visual do Firefox 3.6, não será igual, mas bastante semelhante e na hora que você sentir que está pronto para o upgrade de interface, basta desfazer todos os passos acima. O mais importante é que você não ficará com um browser desatualizado apenas por causa de seu visual.

PS: Eu utilizei neste exemplo o Firefox ESR (que vai substituir o Firefox 3.6, darei mais detalhes em outro post), mas esta dica vale para qualquer versão do Firefox a partir da 4.0.

1 comentários:

Dav disse...

Obrigado Casper mais uma vez,como curti o tema atual por enquanto nao vou mexer mas o que me faltava era essa barra de status...

Instalei e ficou perfeita do modo que gostava
Foi uma grande Dica!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.