Atualização

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

E o alvo são os Home Bankings ...


Único Home Banking com 100% de disponibilidade ...

" Hackers ligados ao Anonymous seguem com a semana de ataques a sites de bancos. Nesta sexta-feira, o grupo afirmou no perfil @AnonBRNews, no Twitter, que tirou do ar a página do Citibank Brasil por volta das 11h30. Também ao final da manhã, o mesmo grupo afirmou que o site do banco Panamericano foi derrubado. (...) "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Eu apoio esta iniciativa, não apenas pelo viés politico e social do protesto em si, mas por que a qualidade dos sites de Home Banking no Brasil estão muito longe de um serviço descente.

Para começar, a putaria daqueles addons de segurança, que vivem travando os Browsers alheios, o mais prejudicado nesta história é o Firefox, mas no IE também a coisa é complicada. Alguns bancos usam um plugin separado ou mesmo um plugin dentro do java para fazer isto, o problema é que para instalar/atualizar/remover estes dlls e bin da maquina é um processo bastante complexo para um usuário leigo. E por fim, seja addons ou plugins, a atualização dos mesmos é precária e muito demorada.


A solução para isto é cada banco ter seu próprio browser, feito especialmente para acessar o site deles. Pronto, com isto eliminaria este monte de problemas que o pessoal vive reclamando. Hoje em dia, tirando o Trident, todos os engines de browsers são livres, é só baixar e fazer.


Eu mesmo não uso Home Banking, não por que o serviço seja inseguro, mas por que o sistemas que os bancos usam são muito ruins.


A maioria das pessoas que conheço usa HB por que não tem alternativa, moram em lugares distantes ou não tem tempo de passar numa lotérica ou agência, e assim como o transporte público, impõe algo que é uma porcaria, afinal de contas, quem precisa vai ter que engolir, não é?

Já acessei sites do BB, Caixa, Itaú, Santander, Bradesco e citibank, que são 90% da classe bancaria brasileira, e infelizmente todos são um serviço tosco, no mínimo, alguns sites como do Bradesco e do BB são confusos, o da Caixa é lento pq você além de instalar plugins, tem que carregar um serviço no windows. Alguns destes sites o designer é feio e muitas vezes não roda em algum browser, depois de pressionar f5 umas 70 vezes você desiste, o site do itaú herdou algumas características do site do unibanco, é como se você voltasse para década de 1990, com azul, verde oliva e laranja na tela.


E claro, muitos gifs animados e muitos banners em flash piscando na sua cara. Para que? Já sou cliente, já pago as tarifas (que são altas). Putz, dá raiva!!!


Espero que alguém dos bancos leia este post. Para mim o home banking perfeito seria em um browser próprio, com um site extremamente simples, com as opções mais usada na cara do usuário (pela internet, o que vc mais usa é saldo/extrato, transferências, pagamentos e impressão de fatura), que fosse rápido e ágil, e claro, seguro.


Eu não sei como funciona o Home Banking de outros países e de outros bancos, provavelmente deve existir algum home banking assim, não é uma sugestão difícil e nem muito cara de implementar, então conte para nós sua experiência com home banking e o que você acha que poderia melhorar, por que para mim, precisa melhorar, e melhorar muito!!!


Obs: Senão existisse gente tapada por aí, com certeza não necessitaria destes addons nos browser, eu sei que o Brasil é praticamente o único pais do mundo que os malwares são feitos unicamente para se aproveitar destas pessoas. E claro, que também sei que um browser próprio com certeza deixaria muita gente confusa e acabariam instalando estes malwares ao invés do browser do banco.
E claro, estupidez vai existir sempre, seja com programa ou na web. Mas não precisa ser um browser propriamente dito, pode ser um programa como de Home Broker por exemplo, afinal de contas, se dá para negociar ações via programas externos, por que não dá para gerenciar uma simples conta corrente? :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.