Atualização

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

[especial] Firefox 8 beta 1


 Firefox 8 Beta 1 no Windows Vista SP2

Perdido numa das milhões de pastas do ftp da mozilla, o Firefox 8 Beta 1 trás novas funcionalidades e novos aprimoramentos. 

Como é tradição, o Casper Vox o testou em primeira mão a primeira versão Beta do Firefox 8, então confira as novidades :D

PS: As imagens deste post estão em miniaturas para melhorar a visualização e o carregamento da página. Clique sobre elas para ver em alta resolução! 

* Adeus as extensões clandestinas

  

A Mozilla vai fechar o cerco com as extensões ou temas que são instalados por outros programas (como o Java Console, o dotnet, o Skype e etc) e não pelo o usuário.

A partir da versão 8, na primeira inicialização de cada atualização (ou seja, a cada 6 semanas), o Firefox vai por padrão desativar qualquer extensão instalada sem o seu consentimento e só vai continuar a funcionar se você der o aval, como mostra a primeira imagem. 

Este mecanismo foi feito, por que muita gente que queixa que o Firefox é lento e consome memória, na verdade tem muitos destes "entulhos" ativado por padrão, e óbvio, depois de todo esforço com o Firefox 7, a Mozilla vai apertar ainda mais apps comilões de memória.

* Melhor índice no testes

 

A primeira imagem não é novidade, já que o Firefox 7 final já roda o teste Acid3 em 100 pontos, já o segundo teste é do site html5test, e o firefox ganhou 308/450 pontos, um indice aceitável nos dias de hoje (se meu PC tivesse a aceleração por hardware ativado, o desempenho seria melhor, portanto, se vc fizer o teste e o valor for maior ou menor, não se assuste).

* Pesquisa no Twitter

 

Para quem não sabe, a Mozilla fechou uma parceria com Twitter, e além da extensão e da compilação oficial para o Twitter, na próxima versão o pássaro azul estará na barra de pesquisas.

* Ferramenta de desenvolvimento: Inspector

 

Desde o Firefox 2 que ele tinha sumido, mas o Inspector voltou totalmente reformulado, para os webmasters e webdesigners vai ficar muito mais fácil indentificar um erro no layout, já que agora o mesmo funciona através do mouse.

Para ativa-lo, basta ir no menu Firefox - Desenvolvedor Web - Inspecionar. 

* Restauração de abas por demanda

 

Se você usa o restaurador de seção por padrão agora tem a opção de ativar o carregamento das abas apenas quando você clicar nelas. É uma economia de memória, de banda e deixa o browser mais rápido. Quem utiliza esta funcionalidade, vai adorar esta função. 

* Desempenho

 

Para aqueles que se preocupa e acha que a ouve aumento de memória podem ficar tranquilo, o MemShirink continua em ação, e ouve uma discreta melhora. Pelas imagens, o consumo de memória de trabalho no Windows ficou em:

Memória de Trabalho: Firefox 8

- Inicio: 20 MB
- Final : 75 MB

Memória de Trabalho: Firefox 7 (teste anterior)

- Inicio: 22 MB
- Final : 78 MB

Para aprimorar nossos testes, adicionamos ao gerenciador de tarefas a memória de confirmação (Commit Size - é a segunda coluna de memória nas imagens acima), que leva em conta as dlls e recursos de sistema que o programa usa de forma compatilhada, ou seja, soma-se tudo que o programa usa em um único valor. 

O Valor do Commit Size de qualquer programa sempre será maior que o valor de memória usada no módulo individual. Portanto, não se assuste.

Como no teste anterior não houve medição da memória de confirmação, vamos colocar do Firefox 8 apenas como referencial para os próximos testes.

Memória de confirmação: Firefox 8

- Inicio: 30 MB
- Final: 85 MB

Lembrando que nossos testes são feitos com o Beta 1 de cada versão, a versão final geralmente tem números de desempenho um pouco melhores :D

* Electrosys 

A Mozilla está introduzindo na versão 8 o Electrosys, que nada mais é que processos separados. Como esta é uma tarefa dificil, por enquanto, apenas a renderização de canvas e objetos via DirectX no Windows ficaram em processo separado.

Está planejado na versão 9 que os plugins de cada aba também ficaram em instâncias separadas, como acontece no Chrome, no Opera e no IE9.

Se estas implementações funcionar, começaremos 2012 com um Firefox muito mais estável e com menos travamentos fatais, já que será possível isolar problemas de plugins de maneira muito mais fácil.

* Barra de abas - movimentação das abas

Já estava me esquecendo, a movimentação das abas no Firefox 8 agora está muito mais natural, ou seja, se você tem uma aba e quer movê-la, perceberá que a mesma irá deslizar suavemente na barra de abas, é uma perfumaria, mas é algo a ser destacado!

* Conclusão

  

Esta versão teve mais aprimoramentos visuais que na versão 7, mas o desempenho vem nitidamente melhorando, e isto é o que realmente importa neste momento.

Nós acertamos, o Firefox 7 foi um lançamento de redenção da Mozilla, onde muita gente surpreendeu-se com o desempenho do navegador, e o Firefox 8 vai manter esta conquista.

Lembre-se, esta versão não deve ser instalada em ambiente de produção, apenas em ambiente doméstico. Se você quiser manter a versão atual separado, clique aqui para aprender como rodar a versão Beta.

Se você quiser testar, o mesmo estará em breve na página oficial do canal Beta da Mozilla (aqui). 

PS: Esta semana foi dose. Queríamos muito ter liberado a segunda parte do especial do Windows 8, mas não deu, já que o computador que fazemos o teste não é nosso, vamos ter que esperar o mesmo ficar livre.  Este mês de setembro para o Vox foi o mais fraco em conteúdo desde 2008, é um mês para ser esquecido :(

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.