Atualização

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O e-mail tem 40 anos, mais velho que a internet! Por que ainda não morreu?

 
"Em 1971, uma época em que o ‘@’ ainda era digitado com a combinação de teclas “SHIFT+P”, Ray Tomlinson estudava o programa “SNDMSG”, que permitia o envio de e-mails para usuários de um mesmo computador – na ocasião, um mesmo “computador” era usado por muitas pessoas. Com algumas melhorias, Tomlinson percebeu que poderia enviar mensagens para outros sistemas, mas precisava de algo para separar o nome do usuário do computador. Nascia o padrão “usuário@computador” e também o primeiro e-mail. O formato chega aos 40 anos após ouvir diversos decretos de morte  (...)" 
 
Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

O e-mail é prático sendo a ferramenta de comunicação da internet com maior privacidade e segurança.

É por isso que o mesmo vai demorar para morrer. Não vejo a curto/médio prazo, alguma tecnologia ou serviço capaz de substituir o bom e velho e-mail.

Os problemas do email todo mundo conhece: spams. É um problema tão antigo, que hoje está sendo superado. Bons serviços de email tem filtros anti-spans muito competentes, como o gmail por exemplo.

É meio nostálgico, mas como usuário antigo de internet, eu vejo o email com bons olhos, ao contrário dos novatos que acham o serviço pouco dinâmico, já fiz muitas coisas produtivas via email, alias, fiz mais coisas produtivas via email do que via fórum, ou mesmo pelo wave, que são ferramentas de colaboração "consagradas" :P

Me lembro do meu primeiro email, que foi no hotmail, em 1998! Mandei um email para um colega de escola com um anexo, um arquivo doc. Era o rascunho de um trabalho.

Depois, em 1999 fiz um no zipmail e em 2000 no ig. Em 2004, fui convidado para usar o Gmail, email que uso como principal até hoje.

Hoje, eu tenho por volta de 15 contas de email ativas, todas elas redirecionam para apenas 3, afinal de contas, ficar entrando para fazer login em 15 sites diferentes e dureza. E pensar que em 1998, quando passava meu email para colegas de escola, ouvia a frase "Uau. O cara é moderno!" hoje é algo tão comum. Que bom, conheço muita gente que não está nas redes sociais (e nem fazem questão de estar), e a única maneira de comunicar pela web é o email.

Para mim, o email ainda vai comemorar 60 anos, e o G1 vai utilizar esta mesma matéria, e eu, vou reutilizar este mesmo post para comemorar o ocorrido :D 

PS: Estou usando o novo blogger, agora em versão final! Qualquer problemas, favor, relate-nos que voltamos a utilizar a versão antiga :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.