Atualização

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A nova interface do Firefox, denovo ...


A nova interface do Firefox (UX/UI). Bonitinha, mas desnecessária :P

" O Firefox ficou um bom tempo sem grandes reformulações na sua interface. A última mudança significativa (como a remoção da barra de status, a ocultação da barra de menu e a realocação das abas na parte superior da janela) aconteceu na sua quarta versão. Ao que tudo indica, a Mozilla está trabalhando em uma nova aparência para o seu navegador, que deverá ser implementada na sua oitava geração. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

A nova interface por enquanto é só mockup, ela até pode ser bonita e tal, mas nesta altura do campeonato, ela é desnecessária na minha modesta opinião.

Parece que bateu o desespero na Mozilla, a subida do Chrome nem é tanto pelo êxodo de usuários do Firefox e sim do IE, e a própria Microsoft parece já ter chutado o balde. Quem sai do Firefox para o Chrome não está nem aí para a interface, sai por causa de dois fatores: Consumo de memória e estabilidade.


A Mozilla tem que enfiar cabeça no código do Firefox e enxugar ainda mais o consumo (está acontecendo, mas poderia ser mais rápido), e melhorar dramaticamente a estabilidade, que é extremamente frágil quando combina-se Windows 7 + Flash 10.3.


Por ser um entusiasta do Firefox, as pessoas me questionam por que o FF trava tanto quando vai carregar o flash. A maioria das pessoas do mundo tem PCs que não suportam a aceleração por hardware, esta funcionalidade, tanto no flash quanto no FF, deve vir desativada por padrão. A Mozilla tinha que pressionar a Adobe à melhorar os plugins e ao mesmo tempo, refinar o código ainda mais para que isto cesse!


Melhorando isto, e mais outros ajustes, certeza, a Mozilla estanca esta ferida e passa ser competitivo de igual para igual como o Google. Não estou dizendo que é algo fácil, mas se for feito, milhões de usuários agradeceram!


Para mim, e para milhões de usuários do Firefox, esta nova mudança na interface, meio Chrome, meio IE 9 é desnecessária. Se tem alguém da mozilla estiver lendo isto (e eu sei que tem ;D), meu conselho é: concentrem-se no essencial. Perfuraria, deixem para depois :P

Confira mais da nova interface, clicando aqui!

4 comentários:

Dav disse...

O Firefox piorou (desde a versao 4) e por isso esta perdendo usuarios aos outros navegadores

Um dos motivos que piorou sao as tais travadas e carregamento alto coisas que nao estao sendo relatadas no Crome por exemplo

Po Mozilla ajuda ai eu gosto pra caramba do Firefox mas assim nao da!

Casper disse...

Pois é dav, esta é a principal reclamação que ouço dos usuários.

Estou acompanhando o dev do FF, com o Aurora e Nightly instalados e posso dizer que o pessoal da Mozilla está bastante enrolado.

O Aurora 7 está bem mais estável, não é aquela maravilha, mas ouve evolução.

Só que no Nightly 8 a instabilidade voltou, e está pior.

Se eles corrige algo, depois acabam desfazendo na próxima versão. E isto é preocupante.

É o que eu disse no post. Falta foco na fundação Mozilla. Eles deviam debruçar-se sobre o código e eliminar/otimizar o programa ao invés de desperdiçar tempo e recursos com novas interfaces :P

Marcio Disney disse...

Eu não sei pq insisto em usar o firefox. Só pq eu amo ele mesmo pq o navegador está horrível. É um sacrifício pra trabalhar com edição de sites e blogs, trava o tempo todo, é pesado, demora pra carregar... estou pensando seriamente em, infelizmente, desistir do firefox. Até no meu laptop mais novo, que é um intel i7 com 6gb e placa gráfica de 2gb, ele melhora muito mas mesmo assim dá as suas mancadas! incrível!!! E olha que sou usuário desde a época do Netscape!

Casper disse...

Pois é Márcio, eu também uso o FF desde a época do Netscape.

Eu não sofro tanto com os travamentos, já que ao longo deste tempo, eu aprendi a adaptar-me a computadores com menos capacidade de processamento.

Eu tenho umas dicas, vou fazer um post com elas, quem sabe assim, podemos ajudar a vcs a melhorar um pouco a experiência com o FF! :)

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.