Atualização

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mozilla OS! Dará certo?



" A Mozilla apresentou planos para o desenvolvimento de um novo sistema operacional com base na web, utilizando a computação em nuvem como fundamento da plataforma. O plano é criar algo semelhante ao Chrome OS, do Google, mas para competir com o Android em celulares e tablets. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

A notícia não é nova, mas não poderia deixar de tecer algum comentário sobre este inusitado anuncio.

Fiquei surpreso com esta notícia, não pensei que a Mozilla teria tanta ambição, e gás para investir num projeto desta magnitude. Colaboradores não faltaram, o problema ao meu ver, é investir num ramo que por enquanto, é apenas tendência.


O Chrome OS já foi lançado, está sendo vendido, e até agora, nada de extraordinário. Você não vê comentários em lugar nenhum, fico me perguntando como estará indo as vendas dos Chromebooks, acho que está indo como o esperado, afinal, se fosse um fiasco ou um sucesso de vendas, a imprensa com certeza já teria chiado.


Mesmo assim, quem compra um ChromeOS está apostando em algo muito além de nosso momento atual. São pessoas que já desencarnaram do PC tradicional que tem coragem de ser user do sistema do Google, ou seja, poucas pessoas!


Será que o ChromeOS poderia substituir o Android em tablets? em smartphones? Acho difícil, pelo menos nos dias de hoje! Será que o modelo do ChromeOS consegue um dia desbancar não só o Android, mas todos os outros S.O?
Por isso a pergunta é inevitável: Vai dar certo?

Não sei.
É uma aposta alta, tanto do Google, quanto da Mozilla.

Por enquanto, este Mozilla OS (nem sabemos se será este o nome) é puro vaporware. Mas podem ter certeza, assim como fazemos com o Firefox, quando sair o primeiro build, vamos testar e colocar aqui no Vox. :D


E você, está curioso(a) para saber como será o Mozilla OS? Também estou :D


PS: Tradicionalmente fazemos um post sobre o Ubuntu a cada lançamento do mesmo. Desta vez, não consegui uma maquina com configuração suficiente para rodar a nova interface Unity do Ubuntu 11.04 . Como a versão sem esta interface é idêntica a versão anterior (10.10), decidi não fazer o especial. Desculpe :(

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.