Atualização

terça-feira, 26 de abril de 2011

O Seti já era e se continuar a assim, a Nasa é a próxima ...



" SÃO PAULO - O SETI, uma das mais famosas organizações de busca por vida inteligente fora da Terra, foi obrigado a colocar em hibernação seus telescópios por falta de verba.

A organização de Busca Por Inteligência Extraterrestre (palavras que formam a sigla SETI, em inglês) foi fundado em 1984 e, hoje, emprega 150 cientistas, educadores e funcionários. (...) "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

E lá se vai mais um dos grandes pioneirismos da ciência norte-americana.

Antes que você diga que ficar procurando ET é um gasto desnecessário, com uma minima fração, mas muito minima mesmo, do que os EUA gastam com as guerras do Afeganistão e do Iraque, seria possível manter o SETI ativado por anos, e se toda essa verba fosse revertida a esse experimento, não tenho dúvidas, os caras achariam vida inteligente no espaço em questão de anos.


Óbvio que colocar todo dinheiro da defesa americana no SETI seria uma furada, mas pelo menos um "porrilhésimo" dessa grana deveria ir para o mesmo, pois esse tipo de "ciência maluca" é algo que não deveria acabar. O SETI e outras entidades como o CERN por exemplo ajudaram e muito na evolução da computação. No próximo clique que você der, agradeça a esses cientistas malucos que colocaram paradigmas altos no passado e obrigou a ciência da computação a evoluir a tal ponto que hoje, por um simples computador que é trilhões de vezes melhor e mais rápido que os usados nas missões apollo na década de 1960, é que você pode ler algo como esse artigo ou mesmo ficar morcegando no serviço ou vendo pornografia e etc ...


Esperemos que retorne em breve com esse experimento, que não é tão grande quanto as pessoas pensam, acham que é algo espetacular, mais o processamento dessas informações não é feito numa central, é feito em computadores como o seu, espalhado pelo mundo. A grana seria apenas para manter os rádios telescópios e o pessoal que os opera.


Agora, sem o SETI a ciência global pode até sobreviver intacta, agora sem a Nasa, a coisa complica. E não se engane, do jeito que as coisas vão, uma privatização ou até mesmo a extinção da NASA já estão sendo cogitadas, e olha que a mesma é um Agência do governo, não é uma empresa, é uma instituição de ensino, seria a mesma coisa que o Governo Brasileiro dissolvesse ou privatizasse de uma hora para outra todas as universidades federais. Não seria um deus nos acuda?


Para mim, se a Nasa terminar privatizada, será um fim desonroso para essas agência, seria mais digno extingui-la ou a diminuísse e a mantivesse em "banho maria". Por mais capitalista que você possa ser, sabe que se dependesse apenas do mercado, você, provavelmente ainda estaria vendo TV preto e branco e comprando Fusca. É a ciência que nasce no governo, no âmbito estatal é que realmente inova, que trás grandes avanços. E nem vem que não tem, estou falando de EUA, berço do capitalismo, já deixo aviso para que não fique me xingando de "esquerdopata", "terceiromundista" ou "comunista" (já perdi a conta de quantos comentários eu exclui por ofensas desse tipo :P)


Eu já tinha comentado sobre isso nesse post, e continuo com a mesma opinião, os EUA se conseguirem sobreviver a essa crise, vão sair muito menor do que entraram. Essa seria nossa chance, mas esse setor no Brasil é visto como "desperdício de verbas", bom, esses salários altos de políticos e marajás para mim é o pior desperdício de dinheiro que tem no Brasil :P


Vamos aguardar e torcer para algum milionário visionário doe a quantia para manter o SETI mais um ano na ativa. Se eu fosse os pessoal do SETI, telefonava para o Jimmy Wales, afinal de contas, a Wikipédia milagrosamente consegue manter-se por doação até hoje, com certeza terão muitas boas sugestões para dar :D

PS: Bem que eu queria ter postado de manhã, mas não deu. Espero que enfim, agora voltemos ao ritmo normal. :D

2 comentários:

Leandro Laia disse...

Triste mesmo. Recomendo o filme Contato, baseado no livro de homônimo de Carl Sagan.

Casper, assim como tudo no mundo muda, será que a privatização da Nasa não seria uma boa coisa? A Nasa tem reconhecimento e um propósito bem definido desde os seus primórdios. Mantendo esse propósito, acredito que grupos capitalistas possam fazer ela voar alto. Com essa crise, parece que a tecnologia e a inovação vai depender muito dos Mecenas interessados. Ao menos é melhor do que parar né.

Casper disse...

Olha Leandro, se a Nasa for "privatizada" (a proposta que estão apresentando nos EUA é terceirizar quase tudo, incluindo a pesquisa espacial, o que não deixa de ser privatização, algo parecido com as "Concessões" de estradas no Brasil) ela perderá esse objetivo que tanto lhe trouxe reconhecimento.

Essas empresas vão usar as mentes brilhantes da Nasa apenas para desenvolver produtos, o que é um crime para ciência.

A Nasa e suas ramificações nas universidades americanas, europeias e mundo afora fizeram uma revolução na ciência, claro que desenvolveram alguns produtos que usamos hoje, mas o grosso mesmo foi ciência pura. Algo que jamais surgiria nessa velocidade numa empresa.

Não dá, ciência independente só se faz em âmbito estatal, e os americanos sabem disso, por isso que acho que essa proposta não vai prosperar, afinal de contas, se privatizada, o que impede no futuro da Nasa ser comprada por empresas chineses, indianas, russas ou mesmo brasileira e acabar entregando de mão beijada uma instituição que levou anos e muita grana do contribuinte americano.

Quanto ao filme e o livro Contato, é um clássico da ficção cientifica. Também recomendo!

Obrigado pelo comentário.

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.