Atualização

quinta-feira, 24 de março de 2011

[mini-especial] Firefox 4.0


Para baixar Firefox 4.0 clique aqui.

"SÃO PAULO – Parece que a espera de 2 anos valeu a pena para a Mozilla. Em um prazo de 24 horas após o lançamento na terça-feira (22), o novo navegador Firefox 4 registrou mais de 6 milhões de downloads."


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Finalmente está pronto!! O Firefox 4.0 está aí, recomendo você baixar e tirar suas próprias conclusões. Aqui vão as minhas conclusões sobre o mesmo, que pode ser resumida na seguinte frase: Está muito bom, é uma ótima evolução.

Nós aqui do Vox acompanhamos o desenvolvimento dessa versão desde a primeira versão alpha, portanto, não vou repetir fatos, se você quiser saber mais dessa cobertura, clique aqui e veja os posts anteriores.


Mais rápido e mais estável!!!


Se entre o IE8 e o IE9 existe um abismo, entre a versão 3.6 e a 4.0 do Firefox existe uma cratera de diferenças. Pode acreditar, ele está mais leve (não acredite apenas na minha palavra, já que muitos de vocês me considera um fanboy a Mozilla, veja esse teste do pessoal do gizmodo fez), pode parecer brincadeira, mas se você fizer testes sérios, verá que Chrome consome mais memória que o Firefox 4.


O pessoal do giz fez um teste com 9 abas abertas e 5 extensões. Eu fiz uma medição mais realista a minha situação. Uso 11 extensões de funcionalidades (TabMix, Echofon, WebRep, Forecastfox, Vero, Gmail Watcher, FlagFox, CopyShortURL, FireFTP) mais a extensões de plugins, como as do Java por exemplo. No total, 14 extensões com + 10 abas abetas tive o consumo de memória de 392 MB na RAM. Um numero espantoso. Na versão 3.6, com essa mesma configuração, chegava rápido em quase 700 MB. Ou seja, em média ele consome metade da RAM que a versão 3.6 consumia.


Está mais estável, as vezes ainda tem aqueles delays, principalmente quando você carrega muitas páginas com Flash, mas está mais tolerantes a erros. Estou usando a versão 4 como principal desde o lançamento do RC1, e nesse período, ainda não aconteceu nenhum travamento.


Compatibilidade mais consolidada ...


Se você é um usuário antigo do Firefox, deve se lembrar de como era ruim nas primeiras versões do FF, principalmente entre as versões 1 e 2 a compatibilidade de extensões. No upgrade entre a versão 1.5 e a 2.0 me lembro que todas a extensões que usava foram desativadas por não ser compatível. Agora, entre a versão 3.6 e a 4.0 apenas 2 extensões que eu uso parou de funcionar (o SiteAdvisor e o Sublink). Entre a 3.5 e a 3.6 foram 3 extensões, entre a 3.0 e a 3.5 foram 5 extensões e por aí vai. Conclusão: Ao passar do tempo, o Firefox está cada dia mais consolidado, onde os desenvolvedores de complementos estão mais dedicados em atualizar seus complementos.


E o novos recursos ...


Quase tudo do html 5 funciona no Firefox 4. E o mesmo está perto de vencer o teste Acid3, por míseros 3 pontos, algo que na próxima versão, já estará superado. A sua segurança continua forte como sempre. E a nova interface, inspirada no Opera, completa o pacote de melhoramentos.


Mas nem tudo são flores ...


Ouve sim melhoras muito significativas, que deixou o FF novamente competitivo no mercado de browsers, sendo em que em algumas coisas o FF voltou a ser líder, mas ainda tem algumas coisas que precisam sim, ser melhoradas ou aperfeiçoadas.


Uma coisa que acho que deveria ser melhorada no Firefox 4 é seu sistema de atualização. Ele ainda fica escondido, e principalmente, deveria ser mais simples e mais transparente. A atualização deveria acompanhar o perfil de usuário do Windows ao invés de baixar o instalador, onde precisa privilégio de administrador, onde nem sempre é possível executar. Nisso o Chrome é bacana, apesar do processo de atualização do Chrome não ser transparente, e as vezes ser bem inconveniente, deixando computador lerdo, sem ao menos avisar ao usuário que o mesmo está sendo atualizado.


Outra coisa que espero que suma nos próximos anos, é a barra de extensões, que simula a barra de status antiga, espero que os novos complementos que precisam hoje precise dessa barra, evoluam para um botão na barra de ferramentas. Simples assim!


E por fim, o que irrita muita gente (eu nem levo isso a sério), que é a primeira inicialização do dia (ou da seção), que ainda demora um pouco, menos que o FF 3.6, porém é algo que precisa ser melhorado, já que esse detalhe besta está servindo de desculpa para muita gente ir para o Chrome, afinal de contas, o que é 1.3 segundos a mais? Conçando o saco você gasta no minimo 5 segundos. É, vai entender :P


Conclusão


Recomendo que você baixe e faça seus próprios testes e que use ele por um tempo. Eu por exemplo, apesar de ter o Firefox como principal browsers, uso todos os outros constantemente e até diariamente, sei como cada um funciona, por isso é que sempre ao opinar, mesmo como agora, com uma opinião positiva, eu tenho sim um embasamento, não falo isso sem conhecimento de causa.


O Firefox 4 vai trazer de volta muita gente que foi para o Chrome, isso eu tenho certeza, já que ambos agora estão em pé de igualdade. Se você tem o Firefox 3.6, recomendo a atualização para a versão 4.0.


Para baixar o Firefox 4, clique aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.