Atualização

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Operadoras de telefonia x Plano de Continuidade!


Foi o que sobrou do plano de contingência da Oi.

" SÃO PAULO - A operadora Oi anunciou, hoje, que seus serviços de banda larga na capital baiana só devem voltar a funcionar normalmente em 20 de janeiro.


Serviços de rede móvel, telefonia fixa e banda larga operados pela Oi na Bahia deixaram de funcionar corretamente desde a terça-feira (21), quando um incêndio de grandes proporções destruiu parte da central da companhia no bairro de Itaigara, em Salvador. "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

É algo inadmissível. Não o incêndio, mas parece que pessoal de planejamento da Oi não sabe fazer um plano de contingência/continuidade do negócio (ou seja, estar preparado para essas eventualidades, e transferir tudo para outras centrais com o minimo de perdas possível). O que não pode, é deixar o consumidor sem telefone e internet por quase 1 mês =P

Em qualquer universidade de qualquer curso que preste você aprende sobre isso. É óbvio que é impossível ter um "backup" de todas as operações em uma grande área, mas deixar todo tráfego de internet e telefonia fixa numa central de um grande cidade como Salvador, é a mais pura burrice.


Um exemplo de bom plano de continuidade de negócio foi o do Ponto Frio nesse ano, depois do incêndio, praticamente não houve interrupção das entregas. Se na Logística de mercadorias, que é algo complicado, funcionou bem, por que com cabos, sinais elétricos e de rádio isso não funcionaria? Ou a Oi (Telemar) é menor que o Grupo Pão de Açúcar? Que nada, ela é a maior operadora de telefonia fixa do Brasil. =P

Não sabemos o motivo do incêndio, mas os clientes da Oi deveriam entrar com um processo de danos materiais, no mínimo. E se foi causado por falta de manutenção dos equipamentos, por improbidade administrativa.


Só que estamos no Brasil. Lembra da crise da Telefônica? Resultou no que? Em Pizza.


Não tem mais o que comentar. Solidarizo com os Nordestinos que estão enfrentando esse novo Caladão :\

Avisos!

PS: Como no Natal o movimento cai, posterguei a publicação do mini especial sobre o Firefox 4 Beta 9 e a crônica sobre as eleições. Serão publicados sem falta semana que vem!

Desejo um Feliz Natal para todos vocês e suas famílias. Que o verdadeiro espirito natalino de saúde, paz, amor, prosperidade , compaixão e perdão os ilumine. São os nossos votos!!! Bom Natal para todos =D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.